Colégio Web

O que é quimiossíntese?

Publicidade

Vamos direto ao assunto, pois nas próximas linhas, você irá descobrir em detalhes o que vem a ser a quimiossíntese, que um processo importante dentro biologia das bactérias.

Este processo pode ser importante por diversos aspectos, e tem sido amplamente estudado justamente por conta destes aspectos. Portanto, preste muita atenção e leia atentamente as próximas linhas!

O processo e suas três etapas

Para quem ainda não sabe, a quimiossíntese nada mais é do que a produção de matéria orgânica por meio da oxidação de substâncias minerais, sem que haja a necessidade da presença da luz solar para isto.

Dentro deste processo, é possível que se identifiquem três etapas muito bem distintas e muito bem definidas, que são essenciais para que o resultado final seja absolutamente o melhor e mais claro possível.

O que é quimiossíntese

A primeira destas três etapas da quimiossíntese é a formação do NADPH e do ATP, que utiliza a energia que é fornecida por reações químicas específicas de oxirredução ocorridas no meio do processo.

A segunda fase é basicamente idêntica à chamada fase escura da fotossíntese e a terceira fase é definida pela redução do dióxido de carbono, que permite a condução até a síntese das substâncias orgânicas.

Um processo realizado basicamente por bactérias

De acordo com o que se observa, a quimiossíntese acaba sendo realizada basicamente por bactérias, sendo que destas, podemos destacar as ferrobactérias, além das sulfobactérias e também das nitrobactérias, entre outras.

O que se sabe é que cada uma destas bactérias é capaz de usar a energia que gerada por um mineral que oxida, sendo que eles podem ser compostos de ferro, de nitrogênio ou de enxofre.

Fração minúscula de produção

Apesar de ser um processo importante para o ciclo do nitrogênio, ajudando-o a fixar-se no solo e também nas plantas, o fato é que a quimiossíntese, quando comparada com a fotossíntese, apresenta uma fração minúscula de produção.

Mas mesmo sendo infimamente menor, a quimiossíntese é fundamental para compor muito bem o ciclo do nitrogênio, como foi dito anteriormente, além de também contribuir para o equilíbrio geral da ordem das coisas.

Onde são encontradas as bactérias nitrificantes?

quimiossíntese

De papel fundamental para o bom funcionamento do processo de quimiossíntese como um todo, as bactérias nitrificantes podem ser encontradas naturalmente e livremente na natureza de um modo geral.

Normalmente, elas são encontradas no solo, ou então, associadas a plantas, formando deste modo, nódulos radiculares, que também são fundamentais para a manutenção do bom processo.

Como se dá?

O processo de quimiossíntese se dá de modo bem simples, já que a biofixação se inicia por meio da assimilação no nitrogênio atmosférico, que se transforma em amônia, que é um reagente que é oxidado pela Nitrossomonas.

O resultado disto acaba em nitrito e em energia, que é fundamental para a produção de substâncias orgânicas sustentáveis a este gênero de bactérias.

Com o nitrito liberado no solo, ele acaba sendo absorvido pela nitrobactéria, passando também pela oxidação, que irá gerar energia química e nitrato.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados