Colégio Web

Dessalinização e Purificação da Água

Publicidade

A Dessalinização é um processo químico que deixa através de certo tratamento, a água própria para consumo tirando o sal e outros minerais impróprios. Esse processo geralmente é feito em regiões onde a água doce está em escassez ou é de difícil acesso.

O processo de purificação da Água

Para ficar pura e limpa para beber, a água passa por alguns processos veja:

Filtração: O processo de filtração retira toda a matéria suspensa da água qualquer que seja a sua origem.

Adsorção: Esse processo só é adotado quando as partículas da água forem muito pequenas e difíceis de serem retiradas somente com a filtração.

A Adsorção é feita como se fosse um filtro de carvão ativo, onde ficam na água micro-partículas onde é retirado o odor e excesso de cloro e outras substâncias indesejáveis.

Esterilização: Os vírus e bactérias não podem ser feitos pela Adsorção e nem pela Filtração, eles por sua vez, são eliminados por cloração que consiste na adição de hipoclorito de sódio na água, promovendo assim a oxidação (destruição).

O processo de Dessalinização

A Dessalinização começou a ser usado na década de 60, através da osmose reversa que é a passagem de uma substância pura para uma solução através de uma membrana semipermeável.

A água salgada passa por membranas de fibra oca que contém poros microscópicos e todo sal e impurezas que estão nessa água, ficam retidos nesses poros. Hoje, por ano mais de 4,8 bilhões de metros cúbicos de água salgada passam a ser doce.

O processo de Dessalinização começa da seguinte forma:

A água é retirada do mar e colocada em um tanque, onde fica evaporando, depois o vapor dessa mesma água passa por resfriamento onde ela é revertida em líquido através da condensação. Depois de pura a água é recolhida por canos que as levam para outro tanque.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados