Colégio Web

Como se forma o granizo?

Publicidade

Com o calor que costuma fazer no verão brasileiro, um fenômeno acaba se tornando mais comum em algumas regiões, que é a chuva de granizo, ou a chuva de pedras de gelo, que destrói plantações e que pode causar danos materiais importantes.

Mas o que muita gente simplesmente não sabe é como se forma o granizo que cai neste tipo de chuva, portanto, vamos explicar nas próximas linhas exatamente como se dá este fenômeno.

A origem

granizo

Antes de qualquer coisa, é importante que se saiba que o granizo só se forma num tipo de nuvem específico, chamado de cumulonimbus, que também responde pela presença de trovões e de relâmpagos.

Por conta deste fator, praticamente não há incidência de chuva de granizo em regiões mais frias, como nas regiões polares, sendo mais comum nas regiões mais quentes do mundo, como no Brasil.

E isto se dá por causa do fato de que a nuvem do tipo cumulonimbus só se formar em regiões mais quentes, mais próximas da linha do Equador, em condições climáticas que dificilmente ocorrem em países mais frios.

O processo

A formação do granizo se dá da seguinte forma: gotas de água evaporadas de rios, lagos, mares e também da superfície terrestre chegam às nuvens cumulonimbus, se deparando com uma temperatura abaixo dos -80°C.

Com isto, o gelo se forma, e acaba ficando mais pesado, fazendo com que a nuvem não consiga sustentá-lo, dando início a uma chuva de granizo como estamos acostumados a presenciar nos dias mais quentes do verão brasileiro.

Granizo o que é

O tamanho das pedras de gelo

Como normalmente não passa de poucos milímetros de diâmetro e não pesa mais do que algumas poucas gramas, o granizo dificilmente causa muitos danos materiais quando cai em regiões de cidades.

Mas mesmo com este tamanho diminuto, ele pode simplesmente arrasar uma plantação, já que destrói folhas e plantas inteiras, causando prejuízos consideráveis às lavouras.

No entanto, há registros (raros) de pedras de gelo que caíram em virtude de tempestades de granizo que tinham mais de 10 centímetros de diâmetro e que pesavam mais de meio quilo.

Nestes casos, em regiões urbanas, uma chuva de granizo pode trazer prejuízos materiais consideráveis, além de também causar mortes ou acidentes graves às pessoas.

O maior granizo já registrado caiu nos Estados Unidos na década de 1970, com um diâmetro de impressionantes 14 centímetros e um peso de não menos impressionantes 750 gramas.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados