Colégio Web

Química da célula

1Todo ser vivo possui um conjunto de moléculas com elementos especiais para compor a vida metabólica. Essas várias substâncias podem ser orgânicas e inorgânicas.

Publicidade

Substâncias orgânicas

Proteína: presente em várias camadas da célula. Formada por aminoácido, com ação indispensável nos metabolismos. São as proteínas que compõem as enzimas.

Vitamina: pode ser hidrossolúvel em água ou lipossolúvel em lipídeos. É necessário  que uma pequena quantidade chegue ao corpo, para que se evite doenças. A melhor forma de acrescentar vitaminas é uma alimentação.

Carboidrato ou Glicídio ou Açúcar: três componentes de extrema importância para garantir energia  à célula e organismo. Podem ser classificados como monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos. Exercem função de estrutura, composição de quitina ou celulose. Pode, ainda, servir como reserva para o amido e glicogênio.

Lipídios: insolúvel em água, também mantém reserva de energia e função de isolante térmico. Pode ser glicerídeos, ceras, esteroides, fosfolipídios e carotenoides. Atuam na composição da estrutura celular.

Substâncias inorgânicas

Sais minerais: com formação de íons. Agem para formação do esqueleto, participam das coagulações sanguíneas e dos impulsos nervosos. A carência pode influencia no metabolismo e levar à morte.

Água: encontrada de forma ambiente nos seres vivos, pode ser dissolvida em vários espaços. Daí ser chamada de solvente universal. No homem, representa quase 70% do peso do corpo e atua em várias reações químicas. Essencial para qualquer tipo de vida. As células são compostas por elementos iguais aos que encontramos no meio ambiente. Podemos dizer que as leis que dirigem a matéria viva são encontradas no mundo abiótico. A diferença é a forma e a complexidade de como esses elementos se interagem e combinam. É nessa complexidade que podemos perceber as diferenças químicas entre um ser vivo e um ser não vivo.

É através do conhecimento das interações moleculares que podemos compreender melhor a fecundação, a ação dos genes, o desenvolvimento embrionário, os orgão, o funcionamentos de pesquisas, os mecanismos patológico e etc.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados