Colégio Web

A origem do homem

Publicidade

A origem do homem 

O conhecimento sobre a origem do homem é bastante limitado porque as informações sobre este período são precárias. 

O que podemos afirmar é que uma geração comum originou os macacos (pongidae) e os homens (hominidae). Porém, esses dois grupos seguiram caminhos diferentes na evolução, sendo que os Pongidae passaram a apresentar formas de chipanzé, gorila e orangotango, e os hominidae passaram por diversas transformações até chegar a forma atual de homo sapiens sapiens. 


O Australopithecus 

Os hominídeos são classificados em Australopithecus e Homo. 

O Australopithecus possuía características físicas distintas do homem de hoje. O Homo é o gênero a qual fazemos parte. 

Não há estudos que comprovam se o Homo evoluiu do Australopithecus, ou se estes são gêneros que não dependiam um do outro.

O Homo habilis 

Homo habilis significa “homem habilidoso”, surgiu há aproximadamente 2 milhões de anos, na mesma época do Australopithecus africanus e os Australopithecus robustus. 

Os Homo habilis tinha uma postura menos curvada que a do Australopithecus, tinha mais habilidade com as mãos e com os instrumentos, eles foram os primeiros a utilizar pedras afiadas e cortantes para auxiliar na busca de alimentos.

O Homo erectus
 

Homo erectus significa “homem hereto” surgiu há aproximadamente 1,5 milhões de anos atrás. Foi originado pelos Homo habilis e se espalhou por toda Ásia e Europa. 

Esta espécie tinha a altura e a inteligência aproximada do homem atual, é muito provável que foram eles que deram inicio à linguagem falada. A descoberta do fogo distinguiu o Homo erectus de todas as espécies que haviam surgido antes e com tudo isso já era possível ter vida social, pois já viviam agrupados em comunidades e em cavernas
.
A partir de 300 000 a.C. o Homo erectus começa a passar por modificações que deram origem à espécie atual, Homo sapiens.

O homo sapiens sapiens 

O homo sapiens sapiens é a espécie a qual pertencemos, surgida aproximadamente 40 000 a.C. Tinham estatura maior que a da espécie anterior, com crânio e queixo arredondado. Por volta de 25 000 a.C já tinham dominado todo o planeta. 

Foi esta espécie que veio aperfeiçoando cada vez mais as estratégias de sobrevivência, ampliando as maneiras de se organizar em sociedade, e continua evoluindo até hoje e se tornando a espécie dominante.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados