Colégio Web

Substantivos – Definição, formação, classificação, flexão e grau

Hoje, aprenderemos sobre o substantivo. O que é? Qual a sua formação? Quais os tipos? Quais suas flexões? Confira e entenda essa classe de palavras!

Publicidade

Hoje, aprenderemos sobre o substantivo. O que é? Qual a sua formação? Quais os tipos? Quais suas flexões? Não é nada complicado, basta prestar muita atenção! Vamos começar!

O que é substantivo?

Substantivo é a palavra variável que denomina os seres em geral. Podemos ainda dizer que é tudo que nomeia as “coisas”. Quanto a sua formação, pode ser: primitivo ou derivado, simples ou composto. Quanto à classificação podem ser: concreto ou abstrato, próprio ou comum. Quanto à flexão, há: gênero e número. O substantivo possui derivação quanto ao grau (aumentativo, diminutivo e neutro). Vamos explicar cada um deles.

Formação do substantivo

O substantivo dá nome a todas as palavras que nomeiam seres, lugares, objetos, sentimentos, entre outros. Quanto à existência do radical o substantivo pode ser classificado em:

  • Primitivo: palavras que não são derivadas de outras: Exemplo: flor, pedra, jardim.
  • Derivado: possui derivação de outra palavra já existente na língua. Exemplo: pedreiro, jornalista.
  • Simples: tem apenas um radical. Exemplo: água, sol, couve.
  • Composto: tem dois ou mais radicais. Exemplo: água de cheiro, couve-flor, girassol.

Classificação do substantivo

Substantitvos

Quanto à classificação dos seres pode ser:

Concreto: designa seres que existem ou que podem existir por si só. Exemplo: casa e cadeira.  São considerados concretos os substantivos quando nomeiam divindades e seres fantásticos, independente da sua existência, e apresentam vida própria. Exemplo: Deus, fadas, duendes, anjos e almas.

Abstrato: designa ideias ou conceitos vinculados à existência a alguém ou alguma coisa. Exemplo: justiça, amor, trabalho.

Próprio: denota um único elemento que tenha um nome próprio dentro de um conjunto, identificado com letra maiúscula. Exemplo: João, Brasil, São Paulo, Cristina.

Coletivo: designa um nome singular dado a um conjunto de seres. Exemplo: biblioteca (conjunto de livros), turma (conjunto de estudantes), banda (conjunto de músicos).

Comum: são todos os demais substantivos que não são próprios. Exemplo: mesa, colchão, cama.

Flexão do substantivo

Os substantivos flexionam quanto ao gênero e quanto ao número. Quanto ao gênero podem ser masculino e feminino, e quanto às formas, podem ser: biformes, heterônimos, uniformes. Os uniformes são classificados em: epicenos, comum de dois gêneros, e sobrecomuns.

Quanto ao número, os substantivos apresentam no singular e no plural.  Exemplo: menino = meninos, mal = males, anel = anéis.

Grau do substantivo

Quanto ao grau entende-se que não ocorre flexão, mas derivação. Nesse caso, o substantivo possui três graus: aumentativo, diminutivo e o neutro que são formados por dois processos: analítico e sintético.

Analítico: o substantivo é modificado por adjetivos que indicam sua proporção (tamanho). Exemplo: rato grande, casa pequena.

Sintético: modifica o substantivo por meio de sufixo. Exemplo: sapato/sapatinho/sapatão, casa/casinha/casarão.

Espero que tenha ajudado. Dê a sua opinião, pois ela é muito importante para nós.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados