Colégio Web

Principais erros de hifenização que você deve evitar

Publicidade

Sabemos que a colocação do hífen sofreu algumas alterações e as pessoas andam cometendo muitos erros na hora de utilizá-lo. Mas, não se apavore afinal, a mudança na ortografia veio para tornar mais fácil sua vida.

Erros na colocação do hífen

O hífen é aquele tracinho usado corriqueiramente nos textos, mas não é um acento, é um sinal diacrítico, ou seja, usado entre algumas palavras para diferenciar a pronúncia. Agora que já entendemos a função desse elemento, você verá exemplos do que não fazer com ele no seu dia a dia. Confira!

Hifen

Preste atenção no “h”

Muitas pessoas esquecem que, quando o segundo termo começar por “h” o hífen deve ser colocado. Exemplo: pan-helenismo e anti-higiênico. Entretanto, como tudo tem alguma exceção, aqui não seria diferente. Palavras como desumano, inábeis e inumanas já são pronunciadas sem levar em conta o “h”. Fique atento!

Cuidado se a letra inicial do segundo termo for “s” ou “r”

Prestem bem atenção quando o segundo termo começar com “s” ou “r”, pois isso significa que a letra inicial do termo secundário deve ser duplicada. Entendeu? Vamos aos exemplos então: palavras como anti-sociais, agora se escrevem antissociais, sendo que nesse caso foi duplicada a letra “s”. Mas, e a tal exceção? Sim, temos exceções aqui também, quando o primeiro termo da palavra terminar em “r” o hífen será mantido.

Fique de olho nas palavras indígenas

Isso mesmo! Fique de olho nas palavras indígenas, pois elas sempre levam o hífen em sua composição. Palavras como: anajá-mirim, amoré-graçu, capim-açú, ceará-mirim,  dentre outras, precisam ser separadas pelo tracinho. Não esqueça!

Hifenização

Prefixo “co-” e segundo elemento começar com “o”

Agora não coloque o hífen, pois palavras com o prefixo “co-“, mesmo quando o segundo termo começar com “o”, não devem ter o tracinho de separação. Quer exemplos? Claro, vamos lá! As palavras cooperação, coobrigação, coordenar, coocupante, coexistir, dentre outras, não levam o hífen.

Palavras sobre espécies

Agora que o hífen foi extraído de quase tudo, não pense que são de todas as palavras. Então, sempre preste atenção se a palavra designa espécie botânica ou zoológica, por exemplo: couve-flor, erva-doce, feijão-verde, erva-do-chá, ervilha-de-cheiro, bem-me-quer, andorinha-do-mar, bem-te-vi. Essas palavras mantém o hífen!

Bom, espero que com essas dicas você evite erros de hifenização no seu dia a dia. Mostre que já está ciente das novas regras ortográficas e compartilhe esse conteúdo com seus amigos!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados