Colégio Web

Como usar a letra H no novo acordo ortográfico

Publicidade

Agora em 2016, o novo acordo ortográfico entra em vigência, após anos de prorrogação. O objetivo desse acordo é tentar unificar a língua portuguesa como um todo para que ela seja mais acessível aos países que tem o português como língua oficial. Além disso, as relações entre esses países tenderão apenas aumentar, uma vez que a comunicação escrita estará padronizada, facilitando a troca de informações, inclusive quando se diz respeito aos livros.

De acordo com as regras estabelecidas pelo acordo, são os outros países, não o Brasil, que sofrerão mais com as especificações, já que a ortografia de suas palavras irá mudar bastante em comparação como que era antigamente. Os países que assinaram o acordo foram: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

H Acordo Ortográfico

Como se usa o H agora?

Uma das regras impostas diz respeito à letra H, em relação ao modo que se escreve no início das palavras e em seu término. Por exemplo, o H final será ainda permitido utilizar nas expressões que correspondem a interjeições, como “ah”, “oh”, “ih”. O mesmo acontece para o H inicial nas interjeições e palavras já consagradas no vocabulário dos falantes da língua portuguesa, que é o caso do “hein”, “hum” e “hã?”. Agora, quando se fala no H inicial em outras palavras, é preciso prestar muita atenção para não errar na ortografia (inclusive já tem alguns vestibulares que estão aceitando apenas o novo acordo ortográfico nas redações e respostas dissertativas):

O H inicial deverá ser omitido quando

HA supressão da palavra de origem etimológica continuar consagrada, como em: erva, que vem herva. Entretanto, palavras eruditas como herbáceo, ainda continuam em vigor.

O H aparece em palavras formadas por composição, fazendo com que o elemento se aglutine com a palavra anterior, como em: reaver, desarmonia e desumano, por exemplo.

Já quando se fala sobre manter o H inicial é para palavras que são separadas por hífen, como em: pré-história, anti-higiênico. Além disso o H inicial deverá ser empregado também em questão de etimologia, como acontece com as palavras hélice, hoje, hora, helicóptero, homem, haver, humor, humano, hipopótamo, hiena, hálito.

Agora que você já sabe como deve ser usado o H nesse novo acordo ortográfico, é só treinar para conseguir absorver as regras. Ajuda você ter sempre em mãos um caderninho só das novas regras para se acostuma e assim, aprender.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados