Colégio Web

Guia definitivo dos substantivos

Publicidade

No nosso dia a dia, usamos muitas palavras! Na Língua Portuguesam cada uma delas possui uma definição diferente.

Assim sendo, para que possamos entender a forma correta da nossa língua é preciso aprender gramática. Hoje, vamos conhecer a definição do que é o substantivo. Estamos cercados deles e utilizamos muitos em nossa comunicação diária. Confira!

Tipos de substantivo

O substantivo é a palavra que dá nomes seres vivos, coisas, lugares, ideias e muito mais.  Para diferenciarmos todos esses nomes, os gramáticos entenderam que a melhor maneira seria dividi-los da seguinte ordem: substantivos comum e próprio, simples e composto, abstrato e concreto. Vamos entender um pouco sobre eles!

Substantivos

Substantivo comum

O substantivo comum nomeia os seres ou coisas de características comuns. Exemplo: caneta, panela, parede, porta, janela, fogão, espelho, vidro, muro, cadeira, televisão, flores, bandeira, menina e todas as demais coisas comuns que recebem um nome. Se utilizarmos o dicionário para verificarmos o significado das palavras, encontramos um significado comum para cada uma delas. Exemplo: a palavra menina – definição criança ou adolescente do sexo feminino.

Substantivo próprio

O substantivo próprio nomeia as palavras que utilizamos quando queremos destacar um determinado ser vivo, um ser único. Sempre usamos a letra maiúscula no momento da escrita. Exemplo: Camille, Emilly, Victor, Michelle, Totó, Narizinho, Pedrinho, Benta e muitos outros.

Substantivo simples

Os substantivos simpless são palavras formadas por apenas um radical (o que possui o sentido básico da palavra). Exemplo: chuva, terra, mar, pão, cabeça, água, etc.

Substantivo composto

O substantivo composto são palavras formadas por mais de dois radicais. Exemplo: guarda-chuva, girassol (gira + sol), pão de ló, água de cheiro, etc.

Substantivo concreto

Os substantivos concretos são palavras que possuem existência definida, podendo ser real ou imaginária, assim como: anjo, fada, alma, espírito, mãe, boneca, menina, carro, etc.

Substantivo abstrato

Os substantivos abstratos são palavras que não possuem existência definida e que expressam um sentimento, qualidade, ação ou estado de um determinado ser.  Assim como as palavras beijo, abraço, dor, alegria, saudades, tristeza, amor, sabedoria, doença, justiça, etc.

Substantivo

Além desses também temos o substantivo primitivo, derivado e coletivo.

O substantivo primitivo é formado por palavras que não se originaram de nenhuma outra. Exemplo: ferro, Pedro, chave, casa, cadeira, pão, flor, etc.

O substantivo derivado é formado por palavras que se originaram de outra já existente. Exemplo: ferreiro, pedreiro, chaveiro, casebre, cadeirante, padeiro, floricultura, etc.

O substantivo coletivo é formado por palavras comuns que, mesmo usadas no singular, entendemos como um conjunto de seres de uma única espécie. Exemplo: bando (pessoas, de animais), alcateia (lobos), colmeia (abelhas), código (leis).

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados