Colégio Web

Ponto-de-interrogação

1 Quando se quer perguntar algo, nada mais apropriado do que o ponto de interrogação. Utilizado especialmente nas frases da modalidade interrogativa direta. Entenda um pouco mais dessas frases com os exemplos abaixo listados.

Publicidade

Você gosta de comidas típicas do São João?
A que horas vem a sua médica?
Onde está o meu estojo de tintas?

Em uma frase interrogativa direta, ao invés do ponto de interrogação, utiliza-se o ponto final. Confira o exemplo a seguir. O aluno perguntou que horário seria a prova e quais assuntos teria que estudar.

Junto a outros sinais de pontuação

2O uso do ponto de interrogação também pode estar aliado a outros sinais das regras de pontuação. Em conjunto com as reticências ou mesmo o ponto de exclamação, pode servir como expressão maior do discurso. No caso das reticências, leva a incertezas e dúvidas. Com o ponto exclamatório, expressará com mais firmeza a indignação e surpresa. Confira tais situações nos tópicos frasais a seguir.

E agora, José?… Que faremos agora?… (dúvida)
Como é que é?! Como assaltaram sua casa?! (surpresa)

Em casos simultâneos da interrogação e exclamação, a ordem dos dois sinais vai indicar sentenças com perfil mais interrogativo ou exclamativo.
A interrogação também pode surgir triplicada ou duplicada, quando quer enfatizar ou intensificar os sentimentos que estão sendo expressos pelo texto.

O quê??? – perguntaram, cheios de curiosidade.
Posso??? Já é a milésima vez que solicito isso!
Fique sabendo um pouco mais!

Na língua portuguesa, a interrogação é mais usada nos finais das frases interrogativas. Já no espanhol, além de usado no final da frase, também aparece como pontos de interrogação invertidos nos inícios de alguns enunciados que fazem pergunta.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados