Colégio Web

Conceito de oxidação e redução

Publicidade

4. Conceito de oxidação e redução

Oxidação 

Se tratando de oxidação, podemos dizer que ela é considerada a transformação onde ocorre um aumento do número de oxidação das espécies químicas. 

A oxidação é relacionada com um fenômeno químico (combinar com o oxigênio), portanto toda espécie que combinar com o oxigênio, irá sofrer uma oxidação. Já se um átomo se combinar com o oxigênio, ele terá a tendência de perder elétrons, aumentando assim o número de oxidação no carbono. 

Vamos imaginar que um prego de ferro, sofreu uma oxidação, ou seja, ele perdeu elétrons, logo se colocarmos em forma de equação, veremos que o seu número de oxidação aumentou. 

Vejamos: 

Portanto a partir das afirmações acima, podemos dizer que o fenômeno oxidação “significa” a perda de elétrons.

Redução

Se tratando de redução, podemos dizer que ela é considerada uma transformação onde ocorre uma diminuição do número de oxidação de uma espécie química.

Observe abaixo a reação entre magnésio e oxigênio, no formato eletrônico. 

Mg (Z = 12)

O (Z = 8) 

K

L

M

2

8

2

2

6

 

     
Obs.: o flúor é o único elemento cujo os átomos não perdem elétrons ao se combinarem, ao contrário de todos os átomos.
Vejamos agora uma figura que nos mostra que o magnésio sofreu uma oxidação, perdendo assim dois elétrons, consequentemente o oxigênio sofreu uma redução, ganhando assim dois elétrons. Vejamos a ilustração abaixo: 

Observando a figura nota-se que o magnésio perdeu 2 elétrons, ocorrendo a oxidação, neste caso o oxigênio recebeu 2 elétrons, decorrente da redução que sofreu. 

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados