Colégio Web

Austrália

Publicidade

AustráliaA Austrália é o país mais importante da Oceania. Possui um território bastante extenso, que é cortado pelo Trópico de Capricórnio. Sua capital é a cidade de Camberra. Os estados que compõem a Austrália são: Tasmânia, Austrália Ocidental, Austrália Meridional, Vitória, Nova Gales do Sul, Queensland, e territórios do Norte e da Camberra.

Vejamos a baixo dados gerais sobre estados e capitais:


Relevo 

Destacam-se três agrupamentos do relevo da Austrália: 

– Cordilheira Australiana – É uma seqüência de planaltos e montanhas com pouco mais de 1.500m. É constituída de terrenos cristalinos e seguida do litoral oriental. 

– Grande Bacia Central – É uma bacia sedimentar, que fica entre o Planalto Ocidental e as regiões elevadas do leste. 

– Planalto Ocidental – É constituído por uma base cristalina, e com relevos nas formas áridas e sub-áridas. Suas altitudes só chegam a atingir 550m. 

O litoral da Austrália apresenta poucos recortes, porém a quantidade de baías e enseadas possibilita a instalação de portos. A navegação é mais dificultosa no litoral nordeste, pois nesta região está localizada a Grande Barreira, que apresenta um extenso alinhamento de recifes de corais. 

Paisagens Climatobotânica 
As paisagens australianas se destacam pelos extensos desertos de pedras e de areia e planaltos (oeste e ao centro), extensos platôs e planícies flanqueando os estreitos declives litorâneos a (leste). As condições climáticas do país delimitam a ocupação humana do território australiano e influenciam na economia. 

Veja as paisagens climáticas da Austrália: 
Paisagem Tropical úmida – são encontradas nas regiões litorâneas do norte e leste, onde ocorre a devastação de florestas tropicais para a pratica agrícola. 

Paisagem Mediterrânea – encontram-se ao sul e sudeste. No inverno, as chuvas são mais concentradas possibilitando a produção de frutas e a tritiultura. 

Paisagem Temperada Oceânica – encontram-se ao sul e na ilha da Tasmânia. Nas regiões mais úmidas predominam as florestas tropicais. 

Paisagem Árida e Semi-árida – se encontram ao centro e oeste do país, tem uma vegetação pobre de estepes e savanas, onde nas estepes podemos encontrar a criação extensiva de ovinos e nas savanas destaca-se a criação bovinos.

Hidrografia 

Grande parte dos rios australianos não são contínuos, e não atingem os oceanos. Isso ocorre pela falta de chuva que há no país. 

Murray e Darling são os rios australianos mais importantes, eles despencam da Cordilheira Australiana para a Planície Central, fazendo a irrigação e barragens no sul do país e contribuindo para a agricultura. 

Quadro Demográfico 
A densidade demográfica da Austrália é muito baixa, no ano de 2002, somente 19,5 milhões de habitantes ocupavam o país, 2,5 hab.Km2. Desses habitantes, mais de 90% são de origem européia. 

A população apresenta um ótimo padrão de vida, tanto na área rural como na urbana. O 5º melhor IDH do mundo é o da Austrália (estimativa de 2002).
Os índices de natalidade e mortalidade são muito baixos, por isso o crescimento populacional é muito demorado. 

A Austrália é um país com a maior parte de seu território urbanizado. Essa urbanização se deve ao setor industrial, as atividades agrícolas, e a importância do comércio exterior para a economia do país. 

Quadro Econômico 

A indústria australiana ganhou forças após a II Guerra Mundial, e atualmente é o setor de maior importância para a economia do país. Os pólos industriais estão localizados nas cidades mais urbanizadas como Sidney, Adelaide, Perth, Newcastle e Melbourne. Os setores alimentícios, de automóveis, aço, têxtil, siderúrgico, químico e produtos petroquímicos merecem destaque dentro do setor industrial.

Recursos Minerais 

A Austrália é um dos maiores produtores de minérios do mundo. 

Possui grandes reservas de produtos como carvão mineral, petróleo, zinco, cobre, chumbo, ouro, níquel, prata e zincrônio. 

O carvão mineral é o produto de maior destaque, pois é o mais produzido. 

A produção de petróleo não consegue atender a demanda do país, que é um grande consumidor deste produto, por isso a Austrália depende de importações de petróleo. 

Agricultura 

Os produtos de origem animal, como carne, lã, queijo e manteiga são bastante exportados pela Austrália. 

Outros produtos também merecem destaque na agricultura australiana: 

Trigo: sua produção é muito extensa e mecanizada, ocorrem nas regiões Sudeste da Austrália. 

Cana-de-açúcar: sua produção predomina a região tropical de Queensland. 

Vinhedos e fruticultura: são encontradas em regiões de clima mediterrâneo. 

A Austrália apresenta alguns fatores que não contribuem muito para a agricultura do país, como: carência de mão-de-obra e de solos produtivos, a seca, as pregas agrícolas e a falta de estabilidade dos preços. 

Pecuária 

O maior rebanho de ovinos do mundo está concentrado na Austrália, que conseqüentemente é o país que mais produz lã. 

O rebanho bovino também merece destaque, que tem o Sudeste como o maior local de maior produção, que já se estende para o Norte e Oeste. 

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados