Muitos países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil, encontram sérias dificuldades para investir dinheiro na educação. Mas grande parte do problema pode não ser apenas a quantidade de dinheiro que é destinada a formação de crianças e jovens, mas principalmente o desvio de verbas que acontecem pelo meio do caminho.

UNESCO

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Internacional para o Planejamento da Educação em parceria com a Unesco constato que em alguns países os salários destinados aos chamados professores fantasmas, que só aparecem nos contra-cheques, podem chegar a 20% de todo o dinheiro aplicado em educação pela aquela nação.

Para tentar combater este problema, as duas instituições anunciaram o lançamento nesta semana do Portal Ético, um site que tem como principal objetivo concentrar uma série de informações e levantamentos sobre a situação da educação nos mais diversos países, e mostrar de uma forma clara o impacto do desvio de dinheiro público na qualidade final da formação dos cidadãos.

Contra à corrupção

10479704_799412266737860_1755016936273732525_n

O Portal Ético foi lançado já com uma grande quantidade de pesquisas sobre o desvio de dinheiro público que seria dedicado a questões educacionais nos países. O site será constantemente atualizado com novas informações sobre o assunto, visando trazer mais transparência e incentivar constantes discussões sobre o assunto.

A ideia do portal também é mostrar casos e projetos que deram certo no combate à corrupção na educação. Um dos exemplos citados veio justamente do Brasil, em relação ao projeto d criação de conselhos em escolhas brasileiras para reduzir o desvio de dinheiro que acontecia na compra de merenda escolar.

O projeto citado pela Unesco afirma que pelo menos 45 milhões de pessoas acabaram sendo beneficiadas com a criação destes conselhos que visam fiscalizar o menu das escolas e também os gastos com a compra de alimentos.