Um grupo de pesquisa formado por docentes e também estudante da Universidade de São, no seu campus de São Carlos, desenvolveram uma pesquisa que resultou no primeiro caminhão autônomo feito no Brasil. O veículo já passou por diversos testes e o mais recente aconteceu no campus II da instituição.

Pesquisadores da USP apresentam caminhão autônomo nacional

De acordo com as informações que foram divulgadas pelos pesquisadores, o carro pode ser conduzido de uma forma autônoma, enquanto o motorista acaba ficando livres para realizar outras atividades enquanto transporta as cargas. O caminhão também pode ser conduzido automaticamente em ambientes confinados, como um pátio de carga e de descarga, por exemplo.

Tecnologia

Para que o caminhão consiga se locomover de forma autônoma ele conta com diversos sensores. Na parte da frente existem uma série de radares e também de câmeras para conseguir detectar obstáculos. Quando funcionam de forma conjunta, eles conseguem estimar a distância de um determinado objeto e até mesmo identificar a forma do que vê pela frente.

O conjunto de câmera e radar funcionam inclusive durante a noite, ou ainda debaixo de chuva forte. Até mesmo na neblina os sensores também conseguem dar uma boa resposta.

Pesquisadores da USP apresentam caminhão autônomo nacional 2

O caminhão também conta com uma série de antenas GPS de alta precisão que conseguem repassar a posição exata, bem como a orientação do caminhão. Desta forma o veículo consegue se manter sempre na mesma faixa e não invade a pista contrária ao longo de um determinado percurso.

Já dentro da cabine o caminhão conta com uma série de mudanças mecânicas, que permite o controle de do acelerador e também dos freios, bem como do volante.