Colégio Web

Objetivos do mercantilismo

1O mercantilismo defendia a participação direta no processo de formação das monarquias nacionais europeias, que mais adiante dariam origem ao Estado Moderno. O principal objetivo do mercantilismo era o fortalecimento do Estado nacional.

Publicidade

Inicialmente, no mercantilismo, o conceito de enriquecimento era válido quando o desenvolvimento do Estado refletisse no crescimento da burguesia, era, portanto um atendimento indireto. A burguesia mercantil estava ligada ao rei, e com o fortalecimento do Estado a burguesia também se enriquecia.

Para a eficácia dos objetivos mercantilistas, todos os outros interesses passam a ser secundários. A economia local tem que ser transformada em economia nacional. Os lucros individuais desaparecem assim que se percebe que o poder nacional está fortalecido. No período em que se desejava divulgar os objetivos do mercantilismo, o principal canal de comunicação utilizado foram os folhetos.

Nos programas de políticas mercantilistas, ter abundancia das moedas era essencial. Sendo assim um objetivo básico do sistema que preconizava o fato de a força do estado depender da reserva monetária que possuía. Se o país não tinhas metais preciosos, tinha que encontrá-los nas colônias. Ou, ser especialista em comércio para manter as balanças comerciais favoráveis. Assim, o valor das exportações sempre se sobrepunha ao das importações.

Soldados trabalhadores

Para que houvesse produções suficientes, muita habilidade e eficácia em toda a estrutura de produção do país. O mundo do trabalho tinha que funcionar feito uma orquestra. As nações precisavam de numerosas populações para que trabalhadores e soldados produzissem e ao mesmo tempo fossem consumidores no mercado. A posse colonial de cada país deveria abastecer o país colonizador com matéria-prima e recursos minerais. A manufatura das nações vivia em troca com as metrópoles. Na colônia, nada deveria ser manufaturado. A metrópole também dominava o comércio, num poderoso monopólio.

Nas nações, os mercantilistas solicitaram que as alfândegas do interior fossem desaparecendo. Assim, não haveria entrave para a produção de cada corporação de ofício. Além disso, o emprego de contabilidade e receitas diferentes das despesas contribuíam para o objetivo principal do lucro. Uma maior observação no corpo de funcionários também era meta de quem pensava o sistema.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados