Colégio Web

Entenda as Medidas de Capacidade e de Tempo

Na matemática, compreender as unidades de medida de capacidade é fundamental para o dia a dia. O mesmo se aplica às unidades de medida de tempo. Confira!

Publicidade

No nosso dia-a-dia, consumimos muito produtos, não é mesmo? Você já observou as embalagens dos produtos? Nas embalagens, encontramos a quantidade de líquido que cada produto contém. Vamos aprender as medidas que usamos para medir a quantidade de líquidos?

Medidas de capacidade

Capacidade é o volume interno de um recipiente. Para medir a quantidade de líquido existente em cada embalagem é usada a unidade fundamental de volume que chamamos de litro. O símbolo do litro é o L.

Para medir pequenas quantidades de líquidos, como, por exemplo, em um copo ou xícara, ou lata, usamos o mililitro. O símbolo do mililitro é ml. Os múltiplos do litro são o quilolitro (kl), hectolitro (hl) e decalitro (dal), todos maiores que o litro. Os submúltiplos são menores que o litro e chamamos por decilitro (dl), centilitro (cl) e mililitro (ml). Usamos a medida de litro para medir qualquer líquido como óleo, leite, sucos, água, gasolina, etc.

Exercícios:

  1. Agora vamos testar se você aprendeu! Pense e responda da melhor forma!

a)      Pedro quer comprar 1 litro de iogurte. Quantos potinhos de 200 ml ele precisa comprar?

b)      Fátima comprou 2 garrafas de refrigerante de 500 ml. Quantos litros ela comprou?

c)      Para Claudia comprar 2 litros de água, de quantas garrafinhas de 500 ml ela precisa?

d)      Ana tem na geladeira 4 copinhos de 250 ml de suco. Quantos litros Ana tem?

e)      Se com 1 litro de suco eu encho 4 copos, de quantos litros de suco necessito para encher 16 copos?

Medidas de Capacidade e de tempo

Medidas de Tempo

Você já reparou como temos hora para fazer todas as tarefas do dia? Estamos acostumados a ouvir as pessoas dizendo: Quanto tempo falta para acabar o jogo? Quando você vai viajar? Quando terminam as aulas? Que horas são? Você está esperando o ônibus há muito tempo?

Em todas essas perguntas existe a ideia de tempo.

O tempo é medido pela unidade padrão de medida escolhida como padrão pelo Sistema Internacional (SI) que é o segundo. Com relação ao tempo temos os múltiplos e os submúltiplos do segundo. Os múltiplos são: minutos, hora e dia. Os submúltiplos são: o décimo, o centésimo e o milésimo de segundo.

Antigamente, o homem usava para medir o tempo e o sol, pois era a sua única orientação. Atualmente, medimos o tempo por meio de um aparelho chamado relógio. Existem vários tipos de relógios como o analógico e o digital. O tempo no relógio é marcado por três ponteiros. O ponteiro que marca as horas, os minutos e os segundos.

As medidas de tempo não pertencem ao Sistema Métrico decimal, portanto quando nos referimos ao tempo dizemos são 2 h 30 m.

O calendário é outra forma de se contar os dias. A cada sete dias, formamos uma semana. A cada quatro semanas, formamos o mês. Um mês pode ter 28,29, 30 ou 31 dias, isso dependerá do mês e se for ano bissexto ou não. No ano bissexto, o mês de fevereiro possui 29 dias. Em cada ano temos 12 meses.

Exercícios:

Vamos completar!

Escreva os dias da semana:

O primeiro dia é ____________

O segundo dia é_____________

O terceiro dia é _____________

O quarto dia é______________

O quinto dia é ______________

O sexto dia é _______________

O sétimo dia é ______________

Responda:

O ano tem _________ dias.

O mês mais curto do ano é ___________.

Comemoramos o Natal no mês de ______________.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados