Colégio Web

3 dicas para calcular três vezes mais rápido

Publicidade

Às vezes, dependendo do tamanho da conta, você pode acabar se perdendo entre tantos números. Quem nunca demorou para fazer uma simples subtração pelo número de algarismos envolvidos no processo? Pois bem, longe do que somos doutrinados no ensino fundamental, muitos dos mais básicos cálculos matemáticos podem ser resolvidos de maneiras muito mais simples e práticas do que imaginamos.

Contando com alguns macetes, relacionados a todos os tipos de conta dentro de determinada restrição matemática, é possível calcular muito mais rápido e com extrema precisão. Existem vários “caminhos a serem cortados” entre os cálculos, e podemos conseguir economizar muito tempo contando com algumas dicas para driblar as longas contas matemáticas.

Não fique desesperado procurando pelo X que parece ter sumido para sempre: Com essas três dicas matemáticas, comprovadas a partir de testes variados, você pode calcular três vezes mais rápido e de forma muito mais prática e precisa. Confira alguns macetes!

Numeros

Elevar um número ao quadrado

Considerando um número de dois dígitos que termine com o número 5, você pode calcular o seu quadrado simplesmente multiplicando o primeiro algarismo da dezena por ele mesmo quando somado a um, colocando depois o 25 no final.

Ex.: 25*25 = 2* (2+1) = 6

6 com 25 = 625

Multiplicações por 5 podem ser iguais a divisões por 2

O que? Calma, essa dica é bem fácil de se entender: Se você busca por um número qualquer multiplicado por 5, basta dividir esse número por 2 e depois adicionar um 0 no fim (multiplicar por 10). O inverso do processo também funciona, pois se você quer saber quanto é um número dividido por 5, pode multiplica-lo por 2 e colocar uma vírgula ao andar uma casa para a esquerda (dividir por 10). Confira os exemplos:

Ex 1.: 26*5 = 26/2 = 13

Com o 0 no final: 130

Ex 2.: 26/5 = 26*2 = 52

Uma casa à esquerda: 5,2

Subtrações de 1000 menos X

Para subtrair qualquer número de milhar, conte com esta regra básica para o cálculo mais rápido: Subtraia individualmente cada digito de 9, com exceção do último, que deverá ser subtraído de 10. Vamos por partes:

Ex.: Considere a conta 1000 – 528

9 – 5 = 4

9 – 2 = 7

10 – 8 = 2

Resposta final: 472

Com esses pequenos macetes, você pode acelerar muitos dos seus cálculos e garantir o término de suas contas em pouco tempo!

Três dicas para calcular três vezes mais rápido

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados