O mundo da leitura é maravilhoso e fascinante! O livro faz parte do cotidiano de milhares de pessoas no mundo todo, embora a tecnologia esteja diminuindo as vendas. Todavia, há quem não dispense um bom e velho livro, virando suas páginas e sentindo o cheiro das folhas.

São muitos os profissionais que fazem a confecção do livro e a sua produção. É um trabalho bastante cuidadoso que requer habilidade, talento e dedicação.

O livro para muitas pessoas é o amigo de todas as horas, inseparável, que merece nossa preocupação.

As partes de um livro são a capa ou primeira capa, a segunda, terceira e quarta capa, lombada, orelhas e páginas.

Profissionais que fazem os livros

Livros

Editor

O editor é o profissional que coordena toda a produção editorial de um livro, realizando a edição e a preparação para que seja publicado.

Revisor

O revisor é o profissional responsável pela revisão do conteúdo textual de um livro. Revisar é verificar se tudo está redigido de forma correta com todas as variações da nossa língua portuguesa.

Iconógrafo

O iconógrafo é o profissional responsável pela pesquisa e organização das ilustrações, fotos, desenhos, animações e gravuras que são publicadas em um livro.

Designer

O designer de livros é o profissional responsável de criar o visual ou design de um livro, escolhendo o tipo de letra, papel, formato e textura que o livro deve ter.

Ilustrador

O ilustrador é o profissional responsável em criar os desenhos que irão ilustrar o livro.

Ilustrador

Capista

O capista é o profissional responsável que pensa e elabora a capa de um livro. Afinal, muitas pessoas compram livros pela capa. Uma capa apelativa e bonita chama a atenção do leitor.

Diagramador

O diagramador é o profissional responsável por organizar a questão visual das informações na página, seguindo os critérios estabelecidos pelo designer e pelo ilustrador do livro. É um trabalho de equipe.

Produtor gráfico

O produtor gráfico é o profissional responsável de acompanhar a produção gráfica de um livro que corresponde desde a escolha do papel a ser utilizado até a escolha do acabamento.

Impressor

O impressor é o profissional responsável pelo processo de impressão de um livro.

Autor

O autor é o profissional e artista que cria o livro para desertar a sua imaginação e levar o conhecimento para crianças, jovens e adultos.