Colégio Web

A Criança e o Contato com a Leitura

A leitura é capaz de quebrar barreiras e mudar o Mundo. Quando as crianças entram em contato com o fantástico mundo das letras, elas não devem largá-lo. Veja!

Publicidade

As crianças vivem num mundo imaginário repleto de castelos, seres horríveis, monstros; fazem viagem por vários mundos e planetas, lutam com super-heróis e retornam desse mundo tão fascinante para o nosso mundo real.

Com o passar do tempo às crianças se socializam com o mundo das letras, começam a entender que as letrinhas existem e que elas devem servir para alguma finalidade. O mundo das letras não é tão simples para os pequenos. É necessária muita dedicação para que os pequenos se familiarizem com o alfabeto, com as imagens, com os números.

Ah! Tanta coisa para se aprender! Mas tudo no seu tempo certo! Cada criança aprende de acordo sua maturidade e com os estímulos recebidos. Quanto mais estímulos melhor! A leitura é parte fundamental nesse processo.

O ato de ler

O ato de ler deve ser uma aventura até mesmo para aqueles que ainda não sabem ler. A leitura desperta a criatividade, a imaginação, aguça a curiosidade, a fantasia desenvolvendo os sentidos cognitivos e lúdicos.

A criança aprende, primeiramente, a ler as figuras, os desenhos para, posteriormente, decifrar os códigos, os sinais que chamamos de letras.

Os primeiros anos são importantíssimos para a formação da personalidade da criança. Os pais, avós, educadores desempenham um papel fundamental para tornar a leitura e o aprendizado das letras num mundo prazeroso e fascinante. Toda hora é hora de ler, desde que a criança esteja aberta a esse momento. Esse momento pode ser na hora do banho, na hora de dormir, após o almoço ou jantar, enfim o momento faz a hora.

 Letras Crianças

O universo da leitura é muito vasto e possui diversos livros com vários materiais. Os nossos artistas estão cada vez mais ousados e criativos. E não poderia ser diferente!  É preciso muita imaginação para incentivar os nossos pequenos a entrar no mundo da leitura para nunca mais sair. Deixe que a criança que existe em cada um possa se transformar num adulto crítico e observador.

Podemos explorar livros de diversos materiais como plástico, pano, papel, com dobradura, coloridos, com muitas figuras e ilustrações encantadoras, linguagem específica para um público tão exigente.

A leitura contribui para o crescimento interior, e o hábito de ler deve ser incentivado. Com a leitura a criança descobre que no interior de cada página tem um mundo a ser desvendado. A leitura é uma das formas de melhorar a interpretação, além de estimular o raciocínio, a escrita e o enriquecimento do vocabulário.

Quem não gosta de ler é porque ainda não encontrou o tema certo. Quando isso acontecer com certeza ira despertar aquela vontade de virar a próxima página para saber o final da história.

O mundo virtual e a leitura

Com o avanço da tecnologia é muito fácil adultos, adolescentes e crianças se renderem no mundo virtual das plataformas digitais.  Os adultos sabem o quanto podem ficar na frente de um computador, tablet ou até mesmo do celular, mas as crianças precisam de uma limitação. Não é proibido, mas deve-se ter equilíbrio, pois o excesso pode causar alguns problemas. Se perceber algum sintoma em seu filho procure um médico.

Boa leitura!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados