Colégio Web

Dia do Fotógrafo – 8 de janeiro

Saiba tudo sobre esta data especial que é o Dia do Fotógrafo e algumas curiosidades sobre a profissão.

Publicidade

É fato que a profissão do fotógrafo não é regulamentada no Brasil, e mesmo assim existem diversos esforços de trato legislativo atualmente, como o projeto de lei de número 5187/09 que poderá classificar os fotógrafos como diplomados em escolas de ensino superior na fotografia no Brasil. Desde que esta seja devidamente reconhecida, ou também no exterior, desde que os diplomas venham a ser revalidados no Brasil, na forma da legislação vigente.

Apesar da legislação permitir que qualquer pessoa possa exercer sua atividade, geralmente isto poderá ser realizado por profissionais formados nos cursos superiores, e existem muitas associações profissionais voltadas a um caráter cultural e representativo, apesar de não serem habilitadas a fiscalizar esta profissão.

A fotografia é uma das maiores e mais importantes invenções da era moderna, acabou se transformando por completo na literatura e na comunicação do século XX. A data que ocorre em todo o dia 8 de janeiro, celebra aqueles profissionais que são responsáveis por captar uma fração de segundo de um momento determinado e o eternizar.

Seja de forma artística ou ainda para documentar fatos importantes da história, fotógrafos misturam os conhecimentos de técnicas de fotografias, como efeitos de luz, ângulo e profundidade, com uma sensibilidade.

Qual a origem do Dia Nacional da Fotografia e sua importância

dia-do-fotografo-2

É fato que o Dia do Fotógrafo está registrado de forma oficial em diversos calendários e o dia 8 de janeiro é considerada a data onde a primeira câmera fotográfica chegou no Brasil, no ano de 1840. Em contrapartida existem algumas controvérsias sobre esta data, e alguns consideram que o dia na verdade é 7 ou mesmo 16 de janeiro.

A primeira câmera fotográfica era chamada de Daguerreótipo, e foi inventada por Louis Jacques Mandé Daguérre e devidamente apresentada ao mundo no dia 19 de agosto de 1839 na Academia de Ciências da França, em Paris. Esta data é celebrada como o Dia Mundial da Fotografia, que é celebrada no dia 19 de agosto em homenagem a esta situação.

Conforme dados históricos, foi o abade Louis Compte que trouxe esta invenção de Daguérre para o Brasil, e acabou apresentando a tecnologia para o Imperador D. Pedro II, este que aliás, acabou ficando com o título de primeiro fotógrafo do Brasil.

Neste dia é fundamental darmos parabéns a estes profissionais, que com sua coragem e sensibilidade, além de um pouco de ousadia, mostram a beleza do seu trabalho onde nossos olhos não alcançam.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados