Colégio Web

A especificidade das Ciências Sociais

1A História é uma ciência que envolve todas as práticas humanas, mas por ser muito complexa acabou sendo dividida em diferentes áreas para um estudo mais específico. Assim, da História surgiram várias outras ciências: Economia, Sociologia, Política, Antropologia. Todas essas disciplinas e formas de compreender os fenômenos estão incluídas dentro do arcabouço do que chamamos de Ciências Sociais.

Publicidade

Uma tarefa bastante difícil essa de dominar todos os campos de conhecimento necessários para a compreensão da realidade. Para driblar essa dificuldade, as Ciências Sociais desenvolveram técnicas e métodos para analisar a realidade da maneira mais objetiva e sem juízos de valor.

As Ciências Exatas e Naturais (Física, Química, Matemática, Biologia, etc.) apresentam uma objetividade maior em relação às Ciências Sociais, uma vez que esta última não segue Leis, pois não podemos dizer que o comportamento do homem não se altera. Mesmo porque o pesquisador de Ciências Sociais, sendo humano e integrante de uma sociedade, acaba sendo atingido e influenciado, afetando o seu objeto de estudo.

E a disciplina História?

A disciplina História trata de uma ciência que busca estudar a mudança. É a vida, o movimento, as transformações. É a vida dos homens sendo analisada por entre diferentes períodos. Analisa o que fez o homem, como ele pensou, o que sentiu enquanto ser social. É um processo que transforma o homem é um agente da constante mudança que vivencia, como ocorre em todos processos históricos.

O termo “história” surgiu inicialmente na Grécia: histor era aquele que aprende pelo olhar, que sabe, que testemunha, que viu os fatos com os próprios olhos. “História” = “his” + “oren” quer dizer aprender pelo olhar. Aqueles que se sucedem às dinâmicas. Que testemunham os fatos e realidade. O filósofo Heródoto deu o nome de Histórias às suas explorações e pesquisas ao longo das Guerras Médicas. A partir daí o termo História passou a designar a busca do conhecimento, do saber histórico, da coisa humana em si.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados