Colégio Web

As indústrias dinâmicas

Publicidade

8. As indústrias dinâmicas 

Indústria Siderúrgica 

A indústria siderúrgica foi instalada no Brasil em 1917 por iniciativa da Cia. Siderúrgica Belgo-Mineira, localizada em Minas Gerais. O Estado de Minas Gerais é rico em minério de ferro, e muitas indústrias tiraram proveito dessa riqueza para se instalarem na região, e por um bom tempo, Minas Gerais permaneceu como o único centro siderúrgico do país. 

Em 1942, instalou-se em Volta Redonda, na região do Vale do Paraíba fluminense, a Cia. Siderúrgica Nacional (CSN), que entrou em produção a partir de 1946. Atualmente é a maior indústria siderúrgica da América Latina, e uma das maiores do mundo. 

A indústria siderúrgica no Brasil é afetada pelo problema de fornecimento de matérias-primas (carvão mineral), o que explica o grande consumo de carvão vegetal. 

Indústria Automobilística 

A indústria de autopeças surgiu no Brasil durante a Segunda Guerra Mundial, devido às dificuldades de importação de peças. 

Quando a importação de veículos e peças foi liberada, a indústria de autopeças do Brasil passou por uma situação de risco, mas foi salva graças à proibição do governo de importar peças semelhantes às que já existiam no Brasil, em 1952. 

A partir de 1953, o governo proíbe a importação de veículos a motor completos e montados, pois o Brasil já havia instalado linhas de montagem. 

Em 1956, a Indústria Automobilística foi implantada de fato no Brasil, com a criação do Grupo Executivo da Indústria Automobilística (GEIA). As primeiras indústrias automobilísticas implantadas no Brasil foram: Vemag e posteriormente, a Volkswagen do Brasil.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados