Colégio Web

Âmbito

2Os impressionistas artistas surgiram na França, em 1874, para explorar de maneira conjunta a diversidade das cores, canalizando o ser sensível do artista. O termo “impressionismo” foi colocado em tom pejorativo por um crítico de arte quando viu, pela primeira vez, a tela “Impression du Soleil Levant”, de Monet. O crítico francês Louis Leroy saberia mais tarde que estava a ver um dos principais representantes do movimento impressionista.

Publicidade

Os artistas dessa escola gostavam de explorar o efeito da luz sobre a paisagem natural. Sempre pintavam ao ar livre. Enfatizavam a luz solar e mudavam as cores do ambiente. Uma imagem poderia ser pintada mais de uma vez em diferentes horários, com luzes específicas. O contraste e a claridade sempre eram revelados pelas cores, harmonicamente felizes.

Para o artista impressionista o objeto poderia ser retratado como se estivesse a ser iluminado pela luz solar, em contraste com tudo o mais que havia na natureza. A figura também não era marcada por contorno nítido e o preto estava fora de cogitação. Só as sombras poderiam aparecer, mas ainda assim coloridas ou iluminadas.

1Conheça os principais artistas desse período: Monet, Manet, Renoir, Camile Pissaro, Alfred Sisley, Vincent Van Gogh, Degas, Cézanne, Caillebotte, Mary Cassatt, Boudin, Morisot, etc. No Brasil, quem mais se dedicou ao impressionismo foi Eliseu Visconti, especialmente por ter feito contatos com as obras dos impressionistas e ser bastante talentoso ao adaptar as orientações com base no que o Brasil tem de mais peculiar em sua beleza natural.

O impressionismo surgiu no século XIX na pintura européia dessa época. O nome impressionismo é derivado de uma obra denominada Impressão, nascer do sol (1872), feita por Claude Monet.

Com a grande busca pelos elementos fundamentais das artes, os pintores impressionistas começaram a pesquisar a respeito da produção pictória, com o interesse de ver o quadro como sua própria obra.

A arte visual do Impressionismo, foi seguida de movimentos análogos junto à outros meios conhecidos como literatura impressionista e música impressionista.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados