Colégio Web

Aplicações práticas da filosofia das luzes: o Despotismo Esclarecido

Publicidade

2. Aplicações práticas da filosofia das luzes: o Despotismo Esclarecido

Conceito

O Despotismo Esclarecido foi um sistema político que caracterizou o século XVIII, era sustentado pelos príncipes iluministas, que eram estimulados pelos filósofos. O principal objetivo deste regime era governar de acordo com a razão, conforme os interesses do público, não se esquecendo do seu poder absoluto. 

Os principais representantes dessa época, chamados de déspotas, foram: Marquês de Pombal (ministro de Portugal), Frederico II (rei da Pursia), Catarina II (a czarina), José II (imperador da Áustria) e Aranda (ministro da Espanha).

Principais déspotas esclarecidos

Os déspotas se fundamentavam nas idéias dos filósofos que se ajustavam aos seus interesses de monarcas absolutos e de seus Estados. 

O rei da Prússia, Frederico II, desinteressado pela religião, deu liberdade de culto. Discípulo de Voltaire, estabeleceu o princípio de instrução primária obrigatório para todos. Promoveu a abolição da tortura, e estabeleceu um novo código de justiça, exigindo obediência total às ordens, mas não impedia a liberdade de expressão e de culto. Adotou medidas protecionistas para estimular a economia da Prússia, sendo que tais medidas eram contrárias às idéias iluministas. Porém, garantiu a ordem social já existente. 

Catarina II, imperatriz da Rússia, influenciada por filósofos franceses que foram atraídos à sua corte, promoveu a liberdade religiosa e desenvolveu a educação de altas classes sociais. No entanto, não aboliu a servidão, além disso, aumentou os direitos dos proprietários sobre os servos.
O imperador da Áustria, José II, foi o déspota que realizou as maiores reformas inspirado na razão. Promoveu a abolição da escravidão, liberdade religiosa e a igualdade jurídica de todos. 

O ministro Aranda da Espanha também realizou grandes reformas. Estimulou a ampliação da indústria têxtil; liberou o comércio interno; gerou novos cargos públicos fortalecendo o poder do rei Carlos II. 

O ministro de Portugal, Marquês de Pombal, é considerado um importante déspota pelas suas grandes reformas. Promoveu o desenvolvimento da indústria, e uma reforma educacional. A agricultura de cana e de videira foram estimuladas.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados