Colégio Web

Renascimento Cultural

Publicidade

A arte passa a ganhar espaço e ser reconhecida no período renascentista, a cerca do século XV, isso graças a expansão do mercado europeu, onde muitos passaram a ter uma condição financeira melhor e passaram a investir em questões artísticas como por exemplo ”patrocinando” pintores, músicos, escultores etc.

Nessa época foi criado o Mecenato, uma espécie de proteção aos artistas, no qual participavam o clero, os burgueses e os governantes, com o objetivo de se destacarem e ficarem mais conhecidos entre todas as pessoas. As cidades que se destacaram no início dessa época como pólos artísticos foram Veneza, Gênova e Florença. 

Com a valorização da cultura diversos artistas eram convidados a pintarem ou esculpirem imagens dos integrantes das famílias mais nobres, com toda essa divulgação e ascensão da arte a Itália foi reconhecida como o berço do Renascimento, por esse motivo passou a influenciar artisticamente outros paises europeus.

Nesse período, diferente da era medieval onde predominava o teocentrismo (Deus como centro do universo), na idade moderna o que surgia com bastante força era a concepção antropocêntrica (o homem no centro do universo, o entendimento humano ganham imenso valor), a natureza passa a ser fundamento essencial para esse analise de compreensão do mundo, com fundamentos na cultura greco-romana.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados