Colégio Web

Vesúvio: o maior vulcão ativo da Itália

Publicidade

Todas as pessoas conhecem a História da destruição de Pompeia, que foi causada por uma erupção terrível e poderosa do famoso vulcão Vesúvio, que acabou acarretando na morte muitas famílias inteiras.

Ocorrida em 79 d. C., esta destruição também levou a cidade vizinha de Herculano, e acabou colocando o Vesúvio na História mundial, como sendo um dos casos mais emblemáticos de destruição e mortes causados pela erupção de um vulcão.

Portanto, nas próximas linhas, nós vamos conhecer um pouco mais sobre o Vesúvio, que ainda é um vulcão ativo, e que é simplesmente o maior de todos os vulcões ativos da Itália.

Único vulcão europeu continental a entrar em erupção nos últimos 100 anos

Vesuvio

O Vesúvio está localizado no golfo de Nápoles, no sul da Itália, bem próximo da cidade de mesmo nome (9 km de distância), e bem próximo do litoral, sendo um vulcão com altitude máxima de 1.281 metros.

Dentro da Itália, o Vesúvio é o único vulcão ativo que está localizado na parte continental do país, já que os outros dois estão em ilhas, sendo que o Etna está na ilha da Sicília e o Stromboli está na ilha de mesmo nome.

Apesar de atualmente estar inativo oficialmente falando, o fato é que o Vesúvio é o único vulcão europeu localizado na parte continental que estou em erupção nos últimos 100 anos.

A última erupção registrada se deu em 1944, e não foi nem de longe tão intensa e tão destrutiva quanto foi a erupção ocorrida em 79 d. C., que destruiu a cidade de Pompéia e também a cidade de Herculano.

Um dos mais perigosos vulcões do mundo

O Vesúvio é considerado pelos especialistas no assunto como sendo simplesmente um dos vulcões mais perigosos do mundo, especialmente pelo fato de ter uma grande área povoada ao seu redor.

Atualmente, nos arredores do Vesúvio vivem nada menos do que 3 milhões de pessoas, que correm muitos riscos por conta do histórico que o vulcão tem de apresentar erupções extremamente explosivas.

Além disso, por ter esta quantidade de pessoas vivendo ao seu redor, o Vesúvio é também a região vulcânica mais populosa do mundo todo, o que aumenta ainda mais os perigos de problemas caso ele venha a ter algum tipo de erupção no futuro.

Vesuvio Vulcao

As cidades destruídas pelo Vesúvio

Tanto Pompéia, que acabou ficando mais famosa, quanto Herculano, foram duas cidades que foram completamente devastadas pela famosa erupção de 79 d. C., que converteu as cidades em verdadeiros túmulos ao ar livre de milhares de pessoas.

A verdade é que, depois da erupção e da destruição, nenhuma das duas cidades foi reconstruída, o que motivou uma presença constante nos primeiros anos após o desastre de saqueadores.

No entanto, a localização das duas cidades foi completamente esquecida até o século XVIII, quando elas foram redescobertas de modo acidental em virtude de atividades conduzidas nos sítios arqueológicos no entorno do Vesúvio.

Uma escavação despretensiosa feita por um único homem começou a achar pedaços de telhas e restos de utensílios dos habitantes de Pompéia.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados