Colégio Web

Salvador: a primeira capital do Brasil

Confira a história de Salvador, bem como um pouco do bairro de Pelourinho, localizado no centro da antiga cidade, que hoje é berço do turismo!

Publicidade

Vamos contar a história de um lugar que retrata características do passado, de um passado cheio de acontecimentos, de história, de raízes e de encantos. E uma cidade em que as pessoas se encantam pela sua cultura, pelas suas tradições, pelo seu ritual e por sua beleza está na Bahia. Vamos contar a história de Salvador, bem como te mostrar um pouco do bairro de Pelourinho, localizado no centro da antiga cidade, que hoje é berço do turismo, pelas suas danças e pelo seu povo alegre e interessante.

História de Salvador

Salvador

Vamos voltar no tempo por volta do ano 1500, em que o Brasil era uma terra ocupada pelo seu povo nativo, os indígenas. Eles foram os verdadeiros donos das nossas terras, das nossas matas e das nossas florestas. Nesse mesmo ano, os portugueses chegaram para dominar, vindos da Europa com suas embarcações, tendo como objetivo explorar os nossos recursos naturais.

Eles resolveram se instalar por aqui e construíram ruas, bairros e cidades. A primeira cidade foi fundada em 29 de março de 1549, pelo então governador-geral do Brasil, o militar português Tomé de Souza. Ele foi enviado pela corte portuguesa para criar uma nova política para combater os indígenas e para defender as terras de ataques pelo litoral brasileiro por outros povos europeus.

Essa cidade foi fundada com o objetivo de ser a sede do governo! Assim nasceu São Salvador. Lá, construíram a Casa da Câmara, a casa do governador, o Colégio dos Jesuítas e a Igreja Matriz.

Em pouco tempo a cidade foi crescendo e se transformando para acomodar as pessoas mais ricas vindas de Portugal e os representantes do governo.

O bairro de Pelourinho

 Pelourinho

Os indígenas eram escravizados e quando não obedeciam às ordens eram castigados no centro da cidade, para servir de exemplo aos demais. Esse lugar de tortura e dor foi chamado de Pelourinho.

Dessa forma, o centro de Salvador era chamado de Pelourinho e as pessoas se lembram dos acontecimentos até a data de hoje. Nos registros da história, por volta de 1910, esse era o bairro mais importante de Salvador. Nele, foram construídas as melhores moradias, mas com o passar dos tempos e a modernização das cidades, as pessoas foram construindo em outros bairros.

O bairro do Pelourinho é considerado Patrimônio da Humanidade, seu conjunto arquitetônico foi restaurado e é conservado.  Nos casarões ainda preservam as características do início do século passado. Com certeza é um grande centro cultural e um lugar que resgata muito da nossa história.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados