Colégio Web

Quem foi Ceccardo de Luni?

Publicidade

Ceccardo de Luni é venerado e considerado santo e mártir pela Igreja Católica. Com sua data comemorativa em 16 de junho, saiba mais sobre o padroeiro de Luni, na Itália.

Ceccardo possui o mesmo significado de Francisco. A vida desse religioso mistura-se entre história e lenda, derivados principalmente da devoção popular. Viveu no século nove e seu ano de nascimento se aproxima dos 800. Educado dentro dos valores cristãos, tornou-se bispo ainda muito jovem.

Assassinado pelo rei Hasting

San Ceccardo

A Itália é o país que mais sofreu perseguição pela fé, segundo registros da história. Muitos fiéis italianos se afastaram de Deus e se iraram contra ele no período. Quem se declarava cristão perdia tudo que tinha, até mesmo a vida. Era muito comum um cristão ser morto como oferta ao amor que poderiam dar a Deus, até mesmo sendo entregues a animais ferozes como leões.

Por volta de 860, vivendo na cidade de Luni, cidade localizada ao sul da Itália, próxima às regiões de Carrara e Toscana, Ceccardo acabou sendo atraído para uma emboscada pelo rei Hasting.

O rei invadiu a cidade com sua tropa viking, por um erro de cálculo. Ele confundiu Luni com Roma, causando uma terrível devastação na cidade, que era farta e próspera. O rei Hasting atraiu o bispo alegando que desejava ser batizado. Porém, acabou o assassinando sem piedade, aterrorizando a cidade com saques.

Os cidadãos de Luni ficaram arrasados e imploraram a clemência do rei, conseguindo assim sepultarem o corpo de Ceccardo na catedral local.

Ceccardo de Luni

A devoção e canonização de Ceccardo de Luni

Posteriormente, o corpo de Ceccardo foi transferido para a catedral de Carrara. Livre de putrefação, encontra-se até hoje no mesmo local, podendo ser visitado pelos fiéis. Foi submetido pelo menos a quatro inquéritos para que fosse canonizado, embora a aclamação do povo a Ceccardo tenha sido imediata.

Sua canonização foi oficializada pelo Papa Urbano VIII, no século 19. A data de 16 de junho tornou-se simbólica para comemorar uma suposta data do aniversário de Ceccardo. Para a Igreja, ele é conhecido como São Ceccardo de Luni. Em obras de arte, geralmente é retratado como um senhor de meia idade, com testa franzida e olhos voltados para cima, clara expressão mística.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados