Colégio Web

Qual a relação entre o mercantilismo e o capitalismo?

Publicidade

Nosso sistema atual tem bases cercadas em práticas econômicas variadas, que cercam padrões estabelecidos entre outras épocas socioeconômicas já vividas pelo nosso mundo. O capitalismo, sistema econômico que cerca nosso modelo de vida no período atual e faz o mundo todo girar em torno do capital, foi formado a partir de diferentes influências, dentre elas, o mercantilismo, um conjunto de práticas consideradas ultrapassadas, mas que ainda se ampliam na formação de riquezas do padrão social.

O que é mercantilismo

Sem planos pré-concebidos no campo político e econômico de países europeus entre os séculos 16 e 18, o conjunto de práticas econômicas desenvolvido na Europa na Idade Moderna chamado de Mercantilismo foi o precursor de diversos modelos econômicos formados no desenvolver dos séculos seguintes. Seguindo seu curso de acordo com os Estados, o mercantilismo se caracterizou pela forte intervenção do Estado na economia, com série de medidas que unificavam o mercado interno e trabalhavam com a formação de fortes Estados-nacionais, partilhando a crença de que a riqueza da nação estava no acúmulo de metais preciosos (este processo era conhecido como metalismo).

mercantilismo e o capitalismo

Entre os meios mais conhecidos no mercantilismo, encontramos os modelos de balança comercial favorável, pacto colonial e protecionismo. O papel intervencionista do Estado na economia é o diferencial, que implanta o sistema protecionista, controla os consumos internos, promove o monopólio na colonização de novos territórios, entre outros.

O que é capitalismo

O capitalismo é um sistema econômico baseado em meios de produção, que trabalha com a distribuição de propriedade privada com fins lucrativos, trabalhando decisões sobre oferta, preço, distribuição e investimento. Esse sistema opera a partir do lucro, e pode ser identificado como o sistema político-econômico que cerca o meio ocidental, formando noções de mercado, preços e salários.

Qual a relação entre o mercantilismo e o capitalismo

A relação entre as duas práticas

O mercantilismo e o capitalismo se unem como uma raiz do outro, e já podemos observar que nosso sistema econômico atual tem uma parcela de influência da prática econômica mercantilista, onde havia a intenção de angariar e reter riquezas, determinando o valor de uma nação a partir de suas posses. Claramente, o mercantilismo não é a única raiz do capitalismo, mas o sistema que trabalha a partir de limites de riqueza e a busca pelos objetivos financeiros segue sua influência. As noções sobre acúmulo de lucro, meios de produção em propriedade privada e definições de tendência são produtos da influência mercantilista na economia contemporânea.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados