Colégio Web

Principais acontecimentos da Idade Moderna

Publicidade

O período conhecido como Idade Moderna ocorreu entre os séculos XV e XVIII, sendo que seu início tem como marco o dia 29 de maio de 1453, com a tomada da cidade de Constantinopla pelos turcos otomanos, e seu término em 14 de julho de 1789, com a Revolução Francesa.

Vale ressaltar que essa divisão de tempo não é aceita por todas as correntes historiográficas, sendo muito defendida pelos historiadores franceses, que são muito respeitados.

Portanto, vamos listar alguns dos principais acontecimentos da Idade Moderna, para que você tenha uma ideia mais clara desse importante período da História da humanidade.

Acontecimentos Idade Moderna

A Idade Moderna é marcada por uma série de acontecimentos importantes para a História da humanidade, sendo que entre os mais lembrados estão as grandes navegações, com a viagem de Colombo às Américas, por exemplo.

Além disso, a Idade Moderna também é marcada pela descoberta de novas rotas comerciais, e também pelo início de uma ideia de mundo muito maior do que a que era vigente até a Idade Média.

Na Idade Moderna, as cidades começam a retomar seu poderio econômico, exercendo papel decisivo dentro do cenário do mundo que estava começando a mudar, com o mercantilismo.

Idade Moderna

A Idade Moderna é também muito marcada como a “época das revoluções liberais”, com grande destaque para a Independência dos Estados Unidos, que acabou por influenciar toda uma gama de outras revoluções de independência nas Américas, além de influenciar a Revolução Francesa, que culminou com o fim da Idade Moderna.

Com as grandes navegações iniciadas na Idade Moderna, o período também ficou caracterizado pela colonização de outros continentes, especialmente as Américas, com a colonização espanhola e com a colonização portuguesa.

Ambos os processos mudaram sensivelmente os rumos da vida humana tanto nas Américas, quanto na própria Europa, que passou a se ver influenciada pelos metais preciosos trazidos das Américas, por exemplo.

Na Idade Moderna, surgem o Pacto Colonial, o Metalismo, A Balança Comercial e os Monopólios, que fizeram com que grande parte do mundo capitalista que conhecemos hoje fosse criada.

No entanto, é o movimento conhecido como Renascimento que marca definitivamente a Idade Moderna de modo realmente determinante, com grandes artistas surgindo em diversas partes da Europa ocidental.

Esse movimento gerou grandes clássicos da pintura, da literatura e da escultura, brindando a humanidade com algumas obras que são consideradas entre as mais importantes de toda a História até hoje.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados