Colégio Web

Origem dos jogos olímpicos

Publicidade

Realizados a cada quatro anos, os jogos olímpicos são uma verdadeira tradição do esporte e são um grande evento no país em que acontecem. Porém, poucas pessoas imaginam que a sua história é extremamente antiga, muito mais do que a maioria costuma acreditar.

E é exatamente por isso que nós reunimos aqui uma série de informações que vão levar você ao passado dos jogos olímpicos, a sua verdadeira origem. Afinal de contas, é muito importante saber a história de eventos tão grandiosos para o mundo e de quebra, conhecer uma história interessante e curiosa.

A história dos jogos olímpicos

jogosolímpicos

A história das olimpíadas é antiga. Isso porque ela nasceu nas antigas cidades-estados da Grécia, mais especificamente em uma deles: Olimpia. A data também é antiga, registros históricos mostram que a origem dos jogos aconteceu em 776 a.C.

Segundo a história, um cidadão de Olimpia, chamado Corobeu, teria vencido a primeira disputa do que hoje é conhecido como atletismo, vencendo seis outros homens em uma corrida de 190 metros. E durante 40 anos os jogos esportivos ficaram restritos a essa cidade-estado grega. Com o tempo eles se expandiram e passaram a fazer parte da cultura de outras cidades-estados, como Atenas, Esparta e Corinto.

Entre os esportes praticados nos jogos gregos estavam o pugilato – bastante parecido com o boxe moderno, mas mais violento -, o pentatlo – que contava com corridas, lutas, arremesso de disco, saltos e arremesso de dardos -, as corridas de bigas e o pancrácio – luta bastante violenta.

Durante algum tempo na história os jogos olímpicos acabaram ficando perdidos como apenas uma parte da história da civilização grega. E foi só a partir do século 19 que o resgate dessas práticas finalmente obteve sucesso, se destacando principalmente no século 20. O sucesso se deu principalmente pela clássica associação que era feita com os antigos jogos olímpicos da Grécia.

jogos olímpicos

Prova disso é a tocha olímpica, que é passada de sede a sede dos jogos, como maneira de retratar o estabelecimento desse vínculo histórico com os jogos olímpicos modernos e os jogos olímpicos da Grécia Antiga.

É claro que com o passar dos séculos as modalidades mudaram e muito e hoje não existe mais esportes violentos que podiam até mesmo causar o óbito de um dos participantes, como acontecia no pancrácio. Até mesmo modalidades como o tênis de mesa fazem parte dos esportes olímpicos.

Com uma origem mais distante do que poderíamos imaginar, hoje os jogos olímpicos são uma verdadeira festa e um grande evento para o país que os sediam, atraindo a atenção de pessoas do mundo todo que se reúnem para assistir às competições das mais diversas modalidades.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados