Colégio Web

O que são pinturas rupestres?

Publicidade

Para uma pessoa que entra num museu de arte moderna nos dias de hoje, parar em frente de um quadro com figurar geométricas estranhas, mas que dizem muito, pode ser algo corriqueiro e que não remete em nada ao passado longínquo da humanidade.

Mas o fato é que quando nos deparamos com qualquer tipo de arte nos dias de hoje, com toda a certeza, nós temos de olhar para os tempos das cavernas, quando as primeiras formas de arte surgiram, pois elas são as artes ancestrais de tudo que vemos hoje em dia.

A arte rupestre, em especial a pintura rupestre, que foi feita por nossos ancestrais nas cavernas do mundo durante a pré-história, é o tema deste artigo, que irá desvendar o que de fato ela vem a ser.

As pinturas rupestres

Rupestre Arte

Pois para quem ainda não sabe o que são as pinturas rupestres, elas nada mais são do que pinturas que foram feitas por seres humanos primitivos nas cavernas onde, muito provavelmente eles habitavam ou faziam rituais.

Elas eram feitas, muito provavelmente, com cunho mágico ou ritualístico, mas o fato é que não se sabe ao certo porque os seres humanos daquela época realizavam este tipo de pintura.

O que se especula também é que eles talvez quisessem registrar momentos importantes do seu cotidiano, como a caça, para deixar para a posteridade, inaugurando um desejo que hoje é muito comum, que é justamente o de transferir conhecimento e informações para as próximas gerações.

O que retratam?

Normalmente, as pinturas rupestres retratam cenas cotidianas, com enfoque para a caça, quase sempre mostrando animais comuns que eram caçados pelos seres humanos da época.

Dentre os animais que podem ser vistos nós podemos destacar os bisões e também os mamutes, que sempre se destacam neste tipo de pintura. Mas também é possível ver outros animais.

Arte Rupestre

A pintura rupestre também mostra seres humanos, que quase sempre aparecem menos do que os outros elementos, mas que quando são retratados, são sempre mostrados em situações de caça, de danças ou de rituais.

No entanto, em algumas cavernas, foram encontradas cenas que retratam, possivelmente, batalhas e até mesmo guerras, mostrando que talvez haja mais simbolismo neste tipo de arte que se possa imaginar.

Os mais famosos sítios

Há sítios arqueológicos importantes que trazem pintura rupestre espalhados por quase todo o mundo, mas países como a França, o Brasil, a Itália e a Espanha (local da primeira caverna encontrada, a de Altamira) se destacam.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados