Colégio Web

O que é a História Econômica?

Publicidade

A economia mundial vive um dos momentos mais conturbados de toda a sua História, já que atualmente, toda e qualquer economia nacional passa a ter ligação e influência em praticamente todas as outras economias nacionais, apresentando um modelo interligado que compõem o que se entende por economia internacional.

Portanto, vamos tentar entender um pouco mais sobre a História econômica mundial, para que você saiba mais sobre como essa área tão importante para a humanidade realmente exerce grande influência em praticamente todos os setores da sociedade.

As importantes lições do passado

História econômica Brasil

Um dos pontos mais importantes da História econômica mundial são as lições do passado, que são realmente essenciais para quem deseja saber como proceder diante de desafios novos, que sempre surgem no horizonte da maior parte das nações do mundo.

A História econômica nada mais é do que o ramo da História que se preocupa em estudar todos os fenômenos econômicos surgidos no passado, sempre procurando lançar uma análise com viés mais econômico.

A intenção da História econômica é vislumbrar acontecimentos do passado com base nos métodos da História, nos métodos estatísticos e também pela aplicação da teoria econômica dentro da lógica das mais diversas situações históricas.

A História econômica no Brasil

História econômica

No Brasil, a economia sempre teve importância grandiosa, ao passo que recentemente, o país apresentou um crescimento que realmente se mostrou como sendo um evento único dentro da História do país.

Como há muitos ciclos dentro da História econômica brasileira, o mais indicado para quem deseja entender um pouco mais sobre esse ramo da historiografia do Brasil é observar com muita atenção todos esses ciclos bem de perto.

O início se deu dentro do que se entende pelo período Pré-Colonial, que durou de 1500 a 1530, e foi marcado pelo escambo, além de ter também sido marcado pelo início do processo extrativista feito por Portugal.

Depois disso, teve início o chamado Período Colonial, que foi marcado pela exploração feita por Portugal, que se dividiu nos famosos ciclos citados anteriormente, com especial destaque para o ciclo da cana de açúcar, que foi o primeiro e um dos mais importantes de todos.

Além desse ciclo, houve também o ciclo da mineração e o ciclo do café, sendo que este último já se deu durante o período imperial, após a independência do Brasil, que se deu em 1822.

Por fim, temos o ciclo industrial, que no caso da História econômica brasileira, pode ser considerada tardia, o que acabou por implicar em um atraso em certos setores.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados