Colégio Web

O grandioso Império Inca

Publicidade

Muitas pessoas já ouviram falar do termo Inca, que no idioma quíchua significa “filho do sol”, já que esta expressão já surgiu em alguns filmes, bem como em alguns programas de televisão.

No entanto, o que poucas pessoas sabem é que o termo Inca refere-se a um dos mais poderosos impérios e a uma das mais importantes civilizações pré-colombianas, sendo que é a mais importante de todas as civilizações andinas: o Império Inca.

Neste artigo, vamos conhecer melhor sobre a trajetória deste importante império, que representa um dos mais icônicos e sofisticados povos que já habitou o mundo em algum momento.

Os primeiros passos

Inca

A civilização Inca surgiu muito antes de se tornar um império, e seus primeiros passos foram dados na fundação das primeiras cidades no chamado vale de Cusco, sendo que a primeira de todas as cidades foi fundada pelo então Sapa Inca Manco Capac.

Foi então que foram surgindo diversas cidades-estados, que foram crescendo e ganhando corpo, dando as bases para o que viria a se tornar o Império Inca no futuro, sendo que o ápice se deu quando a cidade de Tawantinsuyu.

A organização como império

Para muitos especialistas e historiadores, a organização do então reino de Cusco como sendo um império só foi feita pelas mãos do Sapa Inca Pachacuti, que procurou dar ao reino a estrutura de um sistema federalista.

Este sistema era centralizador no que diz respeito ao poder, já que ele estava concentrado nos Incas de Cusco, mas também tinha pitadas de descentralização, já que a governabilidade era dividida por quatro governantes de províncias, que eram chamados de Suyus.

Machu Picchu

Imperio Inca

Apesar de todas as inovações tecnológicas e de organização social que o Império Inca trouxe ao mundo, nada é mais lembrado pelas pessoas do que a mítica cidade de Machu Picchu.

Localizada bem no topo de uma montanha, a cerca de 2400 metros de altitude, Machu Picchu (que em quíchua significa “velha montanha”) só foi descoberta no século XX, mais precisamente no ano de 1911.

Ela foi construída, muito provavelmente no século XV, pelas ordens do Sapa Inca Pachachuti, que quis criar ali uma espécie de retiro de verão para a família real e para ele próprio.

O exército Inca e a expansão territorial

E para provar toda a força do Império Inca, é evidente que este povo possuía um grandioso exército, que além de muito bem treinado, era também extremamente organizado, com táticas de guerra muito bem definidas.

E por este motivo, conseguiu uma expansão territorial que em seu auge se estendeu por praticamente toda a costa oeste da América do Sul.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados