Colégio Web

Melhores livros sobre a Segunda Guerra Mundial

Para quem tem interesse, há várias opções de livros que destrincham o maior conflito da história. Confira os Melhores livros sobre a Segunda Guerra Mundial!

Publicidade

Um dos maiores conflitos da história da humanidade e, sem sombra de dúvidas o maior do século XX, a Segunda Guerra Mundial desperta nas pessoas todos os tipos de sentimentos. Há os que têm admiração pelo conflito e colecionam tudo relacionado a ele; há também os estudiosos que se debruçam sobre documentos e relatos de época para tentar entender o que motivou o conflito; e há os curiosos que já ouviram falar algo e querem sempre saber mais.

Pois para todos os tipos de pessoas que têm algum tipo de interesse sobre esse importante capitulo da história mundial, há diversas opções de livros que destrincham o conflito. Desses, destaco alguns em uma breve lista a seguir.

Melhores livros sobre a Segunda Guerra Mundial

The Second World War – Winston Churchill

Publicado no Brasil sob o título de Memórias da Segunda Guerra Mundial, esse é um bloco de 6 volumes escrito por ninguém menos que sir Winston Churchill, o então primeiro-ministro do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial. A narração das memórias desse importante estadista lhe rendeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1953. Churchill narra a partir do ponto de vista de quem atuou decisivamente no conflito, e vai desde os anos 20 (antes do inicio da Guerra propriamente dita) até seu encerramento, com a rendição alemã. Os destaques ficam por conta dos 2 primeiros volumes da obra.

Segunda Guerra Mundial – Charles Messenger, H. P. Willmott e Robin Cross

Dos mesmos autores do também relevante Primeira Guerra Mundial, nesse livro os autores complementam os temas do primeiro livro. O livro apresenta uma coleção de belas imagens, além de trazer linhas do tempo explicativas que auxiliam até mesmo o leigo a entender melhor os acontecimentos. É leitura essencial para quem gosta de Segunda Guerra Mundial.

Atlas da Segunda Guerra Mundial: Todos os lados em combate – Andrew Wiest e David Jordan

Este livro traz ao leitor uma ideia mais clara de todos os ambientes onde a Segunda Guerra se desenrolou, mostrando todos os envolvidos no conflito de modo explicativo. Há menções às participações diretas, mas também há citação a quem participou de modo indireto. O livro apresenta também uma conclusão que define bem como ficou o mundo após o término desse terrível conflito, com as portas abertas para a Guerra Fria e o mundo bipolarizado entre Estados Unidos e União Soviética, os grandes vencedores.

Os brasileiros e a Segunda Guerra Mundial – Francisco César Ferraz

O livro aborda as relações ambíguas do governo Vargas com os países diretamente envolvidos no conflito, também trazendo à luz os fatos que culminaram com a participação do Brasil e a declaração de guerra aos países do Eixo (Japão, Itália e Alemanha). O livro mostra de modo claro quais foram as consequências da participação do país nesse conflito, além de tratar do acordo entre Brasil e Estados Unidos, que estabeleceu bases no Nordeste brasileiro. O autor fala também da FEB (Força Expedicionária Brasileira) e de sua participação em importantes batalhas no cenário europeu de guerra.

Bom, esses são apenas alguns exemplos da extensa literatura que envolve fatos relacionados a esse conflito. Com essas dicas o leitor terá uma gama imensa de informações sobre a Segunda Guerra Mundial e sobre todos eventos que envolvem aquele que é um dos períodos mais terríveis da história da humanidade.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados