Colégio Web

Maiores pensadores do século XXI

Publicidade

Sabemos que o século XXI está apenas começando, afinal, não se passou nem um sexto dele ainda e qualquer prognóstico a respeito dele é muito prematuro.

Quinze anos ainda não é tempo suficiente para traçar um panorama de todo um século. Portanto, falar a respeito de determinadas mentes que se destacaram até aqui e que podem ser consideradas as mais geniais, tem que levar em consideração que é apenas uma lista provisória, passível de mudanças.

Nas próximas linhas, falaremos a respeito de algumas dessas figuras que já ganharam essa posição na lista até o momento e do que eles fizeram para alcançar tal patamar.

Acompanhe aqui a lista com os maiores pensadores do século até o momento!

1# – Marshall Berman

Maiores pensadores século XXI

Nascido em 1940 e morto em 2013, Marshall Berman foi um escritor e filósofo estadunidense que seguia a linha marxista de pensamento.

Entre suas principais obras podemos citar o livro “Tudo que é sólido desmancha no ar”, um título que faz referência ao Manifesto Comunista de Karl Marx e Friedrich Engels. Tal livro faz uma análise em cima de diversos pensadores e as épocas em que estavam inseridos.

Além disso, ele também publicou outros dois livros de grande sucesso – “Aventuras no Marxismo” e “Um século em Nova York” – além de inúmeros artigos sobre cultura e política.

2# – Christina Hoff Sommers

Christina Hoff Sommers é uma escritora e também doutora em filosofia americana, bastante conhecida por suas críticas ao feminismo mais antigo e por trazer ideias novas a respeito do assunto, com um pensamento contemporâneo e mais livre dos ideais arraigados em torno do movimento.

Entre os principais livros estão “quem roubou o feminismo? Como mulheres traíram as mulheres” e “A gerra contra os meninos”.

Embora alguns críticos possam considerá-la uma anti-feminista, a própria autora costuma se considerar uma feminista mais racional, criticando, principalmente, a inabilidade do movimento em conseguir discernir que os gêneros são iguais, mas possuem suas especificidades.

3# – Antonio Negri

Esse autor ganhou maior fama no início do século com a publicação do livro “Império”.

Tal obra foi vista como um manifesto anti-globalização e teve uma sequencia em um outro livro denominado “Multidão”.

Estudioso das mais diversas correntes de pensamento como Descartes, Kant, Marx e Leopardi, no entanto, foi com estudos sobre Espinosa que Negri ficou bastante conhecido entre universitários, mesmo sempre estando mais ligado ao contexto político.

Maiores pensadores do século XXI

4# – Douglas Neil Walton

Trata-se de um acadêmico canadense que se especializou em vários livros e artigos baseados em argumentações, lógica informal e também em falácias lógicas.

Seus estudos consistem em apoiar o desenvolvimento do conceito de inteligência artificial e na busca por argumentos legais em torno deste assunto.

5# – Michel Onfray  

Michel Onfray é um filósofo francês que se notabilizou por estudos baseados na fundamentação da razão, do hedoismo e de um ateísmo militante.

Na mesma linha de pensadores gregos, Onfray prega a autonomia de pensamento e também da própria vida.

 

Essas são apenas algumas das mentes pensadoras desse início de século. As ideologias são diversas, mas não há como negar que a corrente de cada um deles deixará um legado para a sociedade.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados