Colégio Web

Lugares culturais para conhecer em São Paulo

Cosmopolita, São Paulo reúne características de povos de diversos lugares, do mundo inteiro. Conheça 3 lugares culturais para conhecer em São Paulo!

Publicidade

São Paulo é a maior cidade do Brasil, a segunda maior da América Latina (atrás apenas da Cidade do México) e uma das maiores do mundo. Sua grandeza se dá não apenas pelo seu número de habitantes, mas também pela sua economia e pela sua cultura.

Cosmopolita, São Paulo reúne características de povos de diversos lugares, tanto do Brasil como do mundo. E esse caldeirão cultural fica evidenciado pela diversidade de opções culturais e gastronômicas que a cidade oferece: são pizzarias, bares, restaurantes, clubes, boates e danceterias que fervilham dia e noite.

Mas é culturalmente que São Paulo apresenta algumas de suas melhores opções, seja para turistas ocasionais, seja para quem nela reside e não a conhece em toda a sua plenitude.

3 lugares culturais para conhecer em São Paulo

3 lugares culturais para conhecer em São Paulo

1# – MASP (Museu de Arte de São Paulo)

Localizado na Avenida Paulista, que já é por si só um cartão-postal de São Paulo, esse museu apresenta um dos maiores acervos de arte ocidental do mundo, sendo o maior da América Latina e o maior de todo o Hemisfério Sul. Seu estilo arquitetônico moderno traz como principal característica seu imenso vão livre (até bem pouco tempo, considerado o maior do mundo), que é local de diversas manifestações populares. Seu acervo é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Há nele também, uma das maiores bibliotecas especializadas em arte do país.

2# – Pinacoteca de São Paulo

Localizada bem no coração da cidade, próxima à Estação da Luz (que também é um ponto turístico da cidade) e do Parque da Luz (que foi revitalizado), a Pinacoteca é um dos museus mais queridos pelo paulistano, e deve ser considerada parada obrigatória para quem vai conhecer a cidade. Instalada em um edifício belíssimo, projetado por Ramos de Azevedo e Domiziano Rossi, abriga um dos maiores acervos de arte brasileira, com quase 8 mil peças. O destaque fica por conta da ala de pintores do século XIX, com artistas como Almeida Júnior e Benedito Calixto. Há também diversos trabalhos de artistas estrangeiros que atuaram no Brasil ou o tiveram como inspiração. A Pinacoteca abre espaço para diversas exposições temporárias, sempre com grande sucesso.

3# – Mercado Municipal da Cantareira

Localizado na rua que lhe dá nome, a Rua da Cantareira, bem no coração de São Paulo, em seu centro velho, o Mercado Municipal de São Paulo é um ponto que não pode faltar no roteiro de quem visita a capital paulista. Com grande variedade de produtos, é possível encontrar as mais variadas frutas, vindas de diversas regiões do Brasil, e até de outras regiões do mundo. Há também uma imensa variedade de temperos, o que torna o local o predileto de quem gosta de praticar a arte de cozinhar. O local também dispõe de peixarias e espaços que vendem carnes das mais variadas. O Mercado Municipal de São Paulo também oferece algumas ótimas opções gastronômicas para quem estiver apenas de passagem, sendo o famoso sanduíche de mortadela, conhecido pelo seu tamanho descomunal, a mais conhecida e procurada de todas. Há também os pastéis, dos quais se destacam o de bacalhau e o de carne-seca, que são simplesmente deliciosos.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados