Colégio Web

Imigração no Brasil e a miscigenação

Publicidade

No Brasil, a escravidão esteve presente no início da colonização e o seu término aconteceu no dia 13 de maio de 1888, data em que foi assinada pela princesa Isabel e pelo Ministro da Agricultura na época, o conselheiro Rodrigo Augusto da silva a Lei Áurea.

Com o término da escravidão, africanos e seus descendentes eram livres para seguirem suas vidas a diante, assim como todas as demais pessoas escravizadas, mas essa liberdade tinha um preço muito alto a se pagar. Eles não tinham bens, trabalho e alimentação, ou seja, nenhuma forma de sobreviverem sozinhos.

Antes o trabalho era realizado à força por meio de escravidão pelos índios e africanos em troca de abrigo e alimentação, e agora os fazendeiros tinham que pagar pelo serviço. Esse fato gerou uma grande insatisfação aos fazendeiros, que não viam mais os africanos e indígenas com bons olhos.

O início da imigração

Imigrantes Brasil

A assinatura da Lei Áurea incentivou a vinda de muitas pessoas da Europa para o nosso país com o objetivo de buscar melhores condições de vida e de trabalho. Essas pessoas vieram de países como Itália, Espanha, Portugal, Alemanha, Polônia, China, Japão e muitos outros lugares.

A expansão do comércio solicitava cada dia mais mão de obra para o trabalho nas lavouras, e a chegada desses povos minimizava a procura de trabalhadores. Assim cada um desses povos contribuiu de alguma maneira para o desenvolvimento do nosso país, acrescentando novos hábitos e conhecimentos a nossa rica cultura.

Para as pessoas escravizadas no Brasil, a luta foi muito grande após a liberdade, pois com a chegada dos imigrantes por nossas terras, os fazendeiros deram a preferência ao trabalho para os imigrantes recém-chegados.

Todos os povos, que em nossas terras estiveram e ajudaram com a força do seu trabalho, foram de grande importância para a formação de nosso país e a miscigenação. Cada grupo tinha costumes e tradições próprios, cada qual com sua cultura diferente. Recebemos muitas contribuições, por isso nosso país hoje representa uma grande riqueza cultural, fruto da mistura desses povos. É com certeza também demonstramos a cada um desses povos a nossa cultura, principalmente, a cultura dos nossos primeiros habitantes, os indígenas. Esse povo sempre teve e terá muita força e sabedoria, pois souberam resistir à escravidão e a tanta discriminação.

Brasil Hoje

A luta dos afrodescendentes por melhores condições de vida continua até hoje. Índices demonstram que os negros representam a metade da população do Brasil e nos influenciaram na religião, na dança, na língua, na culinária e no folclore.

No dia 25 de junho é comemorado o dia do Imigrante.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados