Colégio Web

Guerras que marcaram a Roma Antiga

Publicidade

De todos os períodos da história, a Roma Antiga foi, de longe, um dos mais interessantes. Isso porque a época é repleta de guerras e disputas grandiosas e emocionantes que não só marcaram a história do mundo, como também serviram de inspiração para uma série de obras e filmes.

E é exatamente para relembrar um pouco desse período um tanto conturbado, mas não por isso menos fascinante, da história do mundo que nós reunimos aqui um compilado de algumas das guerras que verdadeiramente marcaram a Roma Antiga.

Ficou curioso? Continue lendo e confira.

Guerras Púnicas

Apesar de não ser apenas uma batalha, as Guerras Púnicas são um conjunto de disputas que acabaram levando um grande nome, isso porque todas elas tiveram o mesmo fim. Tanto a Primeira Guerra Púnica, quanto a Segunda Guerra Púnica e a Terceira Guerra Púnica foram representadas pelos conflitos entre Roma e Cartago.

Guerras que marcaram a Roma Antiga

As Guerras Púnicas no fim foram vencidas pelos romanos e tiveram como momento decisivo o conflito entre Cipião e Anibal na Batalha de Zama, que foi vencida pelos romanos e evitou que Roma fosse conquistada pelos exércitos de Anibal.

Guerras Macedônicas

As Guerras Macedônicas foram grandes conflitos que aconteceram nos séculos 2 e 3 a.C. entre Roma e Macedônia. Os conflitos tiveram início por uma disputa política e territorial, grande motivo das guerras da época.

Na primeira guerra macedônica, Filipe V da Macedônia enfrentou Roma, Etólia e Pérgamo, que estavam unidas em uma aliança. Essa primeira guerra terminou rapidamente porque Roma ainda estava muito envolvida com a segunda guerra púnica, que acontecia no mesmo período.

Já a segunda guerra macedônica aconteceu quando Roma exigiu a retirada completa dos macedônios da Grécia. Filipe V aceitou a situação em partes porque ainda queria o controle de algumas partes da Grécia, o que não foi aceito pelos gregos. Filipe V foi derrotado definitivamente nesta última batalha.

Guerras Punicas

Após a situação, Perseu, filho de Filipe V assumiu o poder e mantinha uma relação bastante bem-sucedida com a Grécia, o que incomodava Roma. Isso gerou a terceira guerra macedônica, que culminou com a vitória romana.

No fim a Macedônia acabou dividida em quatro repúblicas, todas elas sob o domínio romano.

Guerras da Gália

As Guerras da Gália nada mais foram do que uma série de campanhas de Júlio César que permitiram o estabelecimento do domínio romano sobre toda a Europa que ficava a oeste do rio Reno.

Para isso César expulsou as tribos germânicas que ficavam ao sul e ao leste, as belgas ao norte e também os vênetos a oeste. Atravessou o Reno e reprimiu as costas norte e oeste. Invadiu duas vezes a Bretanha, considerada um refúgio belga e também uma ameaça para Roma.

Por fim, infundiu o domínio romano na região da Gália.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados