Colégio Web

Famílias antigas e modernas

Como elas sofreram alterações ao longo do tempo?

Publicidade

Diversos estudiosos e pessoas respeitáveis da sociedade apontam a família como o marco principal de uma civilização. A ideia de família foi surgindo aos poucos, quando os primeiros seres humanos perceberam a necessidade de viver em harmonia e de, principalmente, iniciar a procriação das espécies.

Antigamente, as rotinas das famílias eram muito simples. Havia toda aquela tranquilidade no decorrer da vida. Porém, de alguns anos pra cá, o tempo mudou, acelerou e as famílias também sofreram a influência dessa realidade.

Se antes as pessoas andavam a pé, de charrete, pois não havia carros… Hoje temos centenas de automóveis e vários outros sistemas de transporte. Com esses sistemas de transporte, acabaram-se as ruas de “terra”. Agora temos muito asfalto. A criançada deixou de brincar na rua, hoje se divertindo com novos aparelhos tecnológicos.

Roda, pega-pega, esconde-esconde, passa anel, barra manteiga, bolinha de gude e outras brincadeiras não são mais comuns nas turmas de crianças atuais. Até o mesmo o número de filhos foi reduzido. No máximo, um casal prefere ter dois filhos.

Na família antiga, a vizinhança era considerada como se fosse parte da família. As reuniões e confraternizações sempre eram motivos de festa.

Família moderna

FamíliaQue outras questões fazem parte da constituição dessa família moderna? Uma questão central diz respeito à mudança no papel da mulher. Na família moderna, a “mãe” saiu de casa para trabalhar, colocou outras alternativas para o cuidado dos filhos e, em muitos casos, assumiu a liderança do núcleo familiar. Quando não é chefe de família, ela assume importante contribuição nas despesas da casa.

Os próprios elementos de lazer das famílias sofreram alterações. Na família moderna, ganhou espaço o papel da televisão, em substituição à velha vitrola e seus discos de vinil. O rádio ainda é utilizado, mas com frequência muito menor e já está presente nos próprios automóveis.

A máquina fotográfica antiga foi se sofisticando e hoje, já está sendo substituída por celulares, tablets e outros aparelhos sofisticados.

Mudanças trouxeram impactos negativos

A alimentação também passou por diversas mudanças. Os animais que eram criados para servirem de alimento foram substituídos por outros criados em cativeiro. As hortas e quintais que forneciam verduras e legumes também não são tão comuns. A geladeira chegou a muitas residências e as pessoas passaram a comer alimentos pré-cozidos, enlatados e industrializados.

Por outro lado, muitos alimentos que não poderiam ser conservados foram beneficiados pela existência da geladeira.

Família antiga

Um alimento que passou por mudanças positivas foi a água. Com a possibilidade de instalar água encanada, muitas doenças foram prevenidas por conta do tratamento do precioso líquido. Infelizmente, em algumas regiões ainda há muitos rios poluídos e ausência do tratamento de água.

A principal mudança que separa, que diferencia a família moderna da antiga família está no crescimento da violência. Infelizmente, crianças e idosos são obrigados a conviver com o duro cenário em que mortes, assaltos e o medo são os principais protagonistas.

E você, já parou pra conversar com algum parente mais velho para tentar entender as diferenças entre as famílias? Se ainda não fez isso, hora de começar a pesquisa!

 

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados