Colégio Web

Evolução do comércio – Das aldeias aos dias de hoje

Com a troca de produtos, criou-se um grande dilema, pois começavam a se complicar sobre os valores de cada um deles. Assim, surgiu a moeda e o comércio!

Publicidade

Você sabe o que é o comércio? Sabe como funciona comprar e vender mercadorias? Você, certamente, andando com seus pais já se deparou com muitas lojas, já foi ao mercado, padaria, ao shopping e reparou que as pessoas vendem as suas mercadorias. É dessa forma que as pessoas trabalham e sobrevivem. Vamos entender melhor como tudo isso funciona na prática!

O início do comércio nas aldeias

Numa comunidade cada pessoa ficava responsável por uma tarefa específica, portanto, não poderia realizar várias tarefas ao mesmo tempo. Se o trabalho era o plantio, não poderia realizar tudo o que precisava como roupas, móveis, calçados, a criação de animais, entre outras atividades. Nesse caso, as pessoas trocavam o resultado do seu trabalho com as demais pessoas de outras comunidades próximas.

Evolução Comércio

Exemplo dessa situação seria quem realizava o plantio podia trocar seus alimentos com outras pessoas que possuíam ovos, ou leite, ou lã de animais para tecer roupas. Nada era perdido, pois tudo poderia ser trocado.

O que é o comércio?

Com a troca de produtos criou-se um grande dilema, pois começavam a se complicar, já que a necessidade das pessoas era bem diferente. Como trocar uma vaca por uma verdura? Ou então, trocar uma rede por quantos litros de leite? Era preciso ser justo e saber o valor que cada objeto ou produto tinha para ser trocado de forma mais eficiente. Partindo dessa ideia, o homem inventou a moeda. Ela seria o referencial, ou o valor de cada objeto trocado, ou seja, a sua forma de pagamento. Essa atividade da troca de objetos ou produtos por moedas, chamamos de comércio.

Hoje, onde quer que estejamos, seja no shopping, no mercado, na feira, podemos observar o preço dos objetos, das roupas, dos alimentos que são comercializados e que compramos para nossa sobrevivência. Mas naquela época era bem diferente!

Comércio

A moeda

A moeda era estimada com grande valia, para que pudesse ser aceita por todos da comunidade. Vamos conhecer alguns exemplos de moedas que foram fabricadas pelo homem de cada povo para representar a sua forma de pagamento.

Primeiramente, a moeda para os povos astecas e maias, isso há muito tempo, era representada por sementes de cacau, por ser uma fruta muito apreciada e rara. Suas sementes eram usadas na troca de mercadorias.

Já alguns povos da África usavam como moeda para pagamento de mercadorias algumas espécies de conchas. Quando o homem descobriu os metais e sua valiosidade, fabricou várias moedas como o ouro, o cobre e a prata, como forma de pagamento.

Cada país no mundo possui a sua moeda. No Brasil, chamamos de real.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados