Colégio Web

O que são documentos históricos?

Os documentos históricos nos ajudam a identificar e relembrar momentos importantes. São eles: escritos, iconográficos, materiais, visuais, sonoros e orais!

Publicidade

Cada um de nós tem diferenciais, uma marca que nos distingue das demais pessoas. Todas essas diferenças fazem de cada pessoa uma pessoa única, com suas expressões, vontades, ideias, sentimentos e história.

Ninguém é igual a você. Você possui características físicas, gostos e gestos, que o tornam único. Cada um de nós possui marcas que estão na ponta de nossos dedos. Essas marcas são nossas impressões digitais. Ela é usada em vários documentos importantes como documento de identidade, carteira de trabalho, carteira escolar, carteira de habilitação, passaporte, entre outros. A impressão digital também é usada para identificação em empresas, nas urnas de eleição e poderia ser usada em muitos outros lugares como nos estádios de futebol.

Além desses documentos que possuem a nossa ID, existem outros documentos que nos identificam como a certidão de nascimento, objetos pessoais, roupas, brinquedos e fotografias. Esses objetos podem contar quem é você, sua história, seus gostos, como se veste e seus brinquedos preferidos. Isso tudo também revela a sua personalidade.

Documentos históricos

Docmentos Históricos

Os documentos históricos são documentos registrados no passado que ajudam a contar e a identificar a história de uma pessoa, de uma cidade, de um país.

Através de consultas e pesquisas podemos encontrar os mais variados objetos e tipos de documentos. Eles podem ser divididos em escritos, iconográficos, materiais, visuais, sonoros e orais. Vamos comentar sobre esses documentos.

Escritos e iconográficos

Desde crianças, convivemos com muitos documentos que trazem informações sobre nós. Essas informações estão em imagens e textos. Podemos entender por documentos escritos as cartas, as certidões, textos de jornais e revistas. As fotografias, ilustrações, desenhos, obras de arte, gravuras são documentos históricos iconográficos.

As imagens são importantes fontes de informação para conhecermos não só a nossa história, mas a história de toda uma sociedade, um país, uma nação.

Sonoros

Músicas e gravações são documentos que lembram em algum momento de nossas vidas fatos importantes. Determinadas músicas que são perfeitos hinos de expressão de liberdade, de democracia, que fizeram parte da história do país, ou, simplesmente, lembram épocas importantes.

Orais

Fatos que alguém conta e que ajudam a identificar uma história são considerados documentos históricos orais.

Visuais

Os filmes e desenhos animados vistos na televisão ou no cinema são exemplos de documentos históricos visuais.

Materiais

As roupas, os brinquedos, os móveis, os cadernos, livros, automóveis e construções são considerados documentos históricos materiais.

Exercício

 1) Agora que você jê entendeu tudo sobre identificação e a importância dos documentos, faça um lindo desenho sobre sua vida com sua família com imagens que tragam informações sobre sua trajetória. Boa sorte!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados