Colégio Web

Ciro, o Grande – líder do Império Persa

Um dos maiores líderes do Império Persa foi Ciro II, rei da Pérsia entre os anos de 559 e 530 a. C., também conhecido como Ciro, o Grande. Veja sua história!

Publicidade

O Império Persa foi um dos maiores e mais temidos impérios da Antiguidade, com extensão gigantesca, mesmo para os padrões atuais, sendo comparado a outros grandes impérios do mundo, como o Império Romano, por exemplo.

E um de seus maiores líderes foi Ciro II, rei da Pérsia entre os anos de 559 e 530 a. C., também conhecido como Ciro, o Grande. Vamos conhecer um pouco de sua história?

Ciro Pérsia

A história em torno do nascimento de Ciro é muito confusa, pois envolve uma série de lendas, ao passo que a versão mais aceita pelos historiadores é a contada pelo historiador grego Heródoto.

Essa história conta que o avô de Ciro, Astiages, que era rei dos medos (um povo originário da Ásia Central), havia tido um sonho onde via uma videira nascendo nas costas de sua filha, chamada Mandame (que seria a mãe de Ciro). Essa videira apresentava gavinhas que cobriam toda a Ásia.

Ao consultar os sacerdotes, o rei foi alertado de que a videira seria o seu neto, Ciro, que havia nascido há pouco tempo, e que ele um dia, acabaria por tomar o seu lugar no trono.

Astiages mandou que seu mordomo matasse a criança, ao passo que esse não acatou a ordem por causa da beleza da criança, e a entregou a um pastor.

Astiages mandou então, que esquartejassem o filho de seu mordomo como punição, e mandou que servissem para ele as partes de seu corpo, sendo que o mordomo só se daria conta do que comia quando viu a bandeja com a cabeça de seu filho.

Ciro o Grande

Ciro cresceu, e acabou por se tornar rei dos persas, para cumprir a profecia do sonho de seu avô, que havia sido derrotado por uma rebelião organizada pelo seu mordomo.

Ele tomou a cidade de Média, capital do reino dos medos, e teve seu avô aos seus pés para ser julgado.

Ciro não matou seu avô, mas invadiu a Média e se tornou também o rei dos medos, exatamente como a profecia dizia que seria feito.

Ciro, o Grande, ganhou essa alcunha muito por conta de suas conquistas, que foram muitas, já que ele criou um dos maiores impérios que o mundo já viu.

Entre suas principais conquistas, estão o Império Medo, o Império Lídio e a Ásia Menor, além da Babilônia, fazendo com que o Império Persa (ou Aquemênida) se tornasse um dos maiores de todos e o maior em seu tempo.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados