Colégio Web

Brasil República – História, política, economia e cultura

O Brasil República teve seu início com a proclamação da República declarada pelo Marechal Deodoro da Fonseca em 15 de novembro de 1889. Veja mais detalhes!

Publicidade

O Brasil República teve seu início com a proclamação da República declarada pelo Marechal Deodoro da Fonseca em 15 de novembro de 1889.

Esse ato foi um ato militarista, pois eles queriam o poder, e o país estava em crise com o fim da monarquia e a abolição da escravatura. Os latifundiários, também chamados de “a elite agrária”, estavam insatisfeitos com a forma que os governantes estavam administrando de forma conjunta com a participação das Forças Armadas.  O Marechal Deodoro permaneceu no governo até 1891 quando renunciou o seu cargo passando a governar o vice-presidente Marechal Floriano Peixoto.

Constituição de 1891

Foi preciso criar uma nova Constituição, pois a antiga não representava as novas regras políticas e os novos interesses. A nova Constituição foi elaborada de forma que garantia os interesses do governo e das elites agrárias. Um avanço para a época foi constar na Constituição o voto aberto e o sistema presidencialista adotando a República Federativa o sistema institucional. O poder executivo era exercido pelo presidente da República e os estados eram governados pelos presidentes estaduais.

Brasil República

A Política do Café com leite

Os estados mais ricos e bem desenvolvidos eram os estados de Minas Gerais e São Paulo que atuavam com o grande crescimento no setor agrícola que visava à produção de café em São Paulo e a produção de leite em Minas Gerais. Os governantes favoreciam as regras e normas beneficiando esse setor da economia, enquanto a indústria que tentava a sua expansão sofria grandes consequências. Esses estados eram privilegiados, enquanto os demais sofriam com a escassez e com o abandono, principalmente, os estados do norte e nordeste do país. Constatamos essa situação até os dias atuais.

Economia no Brasil República

Por volta de 1930, a economia do país se intensificava com o processo da industrialização e o Brasil, por ser um país tropical, tudo que se plantava dava muito certo, tornando a agricultura um dos meios de exportação. O Brasil se tornava uma economia forte aos olhos do restante dos demais países e a sociedade passou gradativamente a deixar o campo para participar da vida ativa da cidade urbana.

Brasil 1930

Cultura no Brasil República

Com a urbanização, as pessoas se interessaram pelas artes, pela música e pela cultura. Nesse sentido, a produção cultural aumentou e novos movimentos foram se formando como o movimento da Bossa Nova e do Cinema Novo. Era preciso atrair a atenção da população para a diversão, e foi nessa ocasião que o esporte foi um meio atraente, garantindo a diversão. O futebol ganhou o interesse da população e tornou-se um grande negócio para empreendimentos no país, e continua sendo até os dias de hoje.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados