Colégio Web

Black Blocs

Você já sabe o que significa esse movimento?

Publicidade

Diversos conteúdos e provas de atualidades vão começar a cobrar o significado e a forma de atuação dos chamados Black Blocs. E você, já sabe quem são eles? Já esteve em alguma ação com esse tipo de protesto?

O Brasil vivenciou uma série de protestos em junho de 2013 e alguns outros movimentos isolados continuam a acontecer em diversas regiões do país. E quando surgiu o fenômeno dos Black Blocs?

Para alguns especialistas, os movimentos dos Black Blocs tiveram início com o Movimento Anarquista. Outros estudiosos afirmam que eles têm traços anarquistas, mas também foram influenciados por outros movimentos.

Jairo Costa, jornalista e pesquisador de movimentos anarquistas, escreveu um artigo sobre o assunto. Com o título “A tática Black Bloc”, publicado na Revista Mortal, Jairo destaca que o Black Bloc foi criado na Alemanha, na década de 1980, como uma alternativa dos autonomistas e anarquistas. Eles queriam defender os squats (ocupações) e algumas universidades contra ações da polícia e os ataques de grupos nazistas e fascistas. “O Black Bloc foi resultado da busca emergencial por novas táticas de combate urbano contra as forças policiais e grupos nazifascistas. Diferentemente do que muitos pensam, o Black Bloc não é um tipo de organização anarquista, ONG libertária ou coisa parecida, é uma ação de guerrilha urbana”, explica Jairo Costa.

trajes pretos black blocs

Uma das principais características desses grupos é o fato de cada integrante apresentar trajes de roupas pretas. Outra marca dos Black Blocs é o fato deles estarem sempre com os rostos cobertos.

Contrários ao modo de produção capitalista

Black blocsDo ponto de vista político, os Black Blocs são contrários à globalização e ao modo de produção capitalista.

Em suas ações, os grupos também apostam em estratégias de depredação para chamar a atenção do Estado. Eles alegam que se não são ouvidos, a única forma de serem atendidos está na depredação de instituições opressoras à população.

Nos protestos realizados no Brasil, um dos questionamentos foi com relação ao uso de máscaras. Quem é contrário alega que essa não é uma forma honesta de protesto. Já os manifestantes, respondem que a máscara é uma forma de protegê-los das perseguições e também para que não seja caracterizado um líder das manifestações, que segundo eles são democráticas.

Estudiosos divergem

Entre os pesquisadores há bastante divergência quanto aos Black Blocs. Para alguns eles são considerados fascistas, outros alegam que esses grupos apenas agem como um tipo de guerrilha urbana.

Em alguns países já estão sendo discutidas medidas de proibição de protestos mascarados. Caso isso se torne lei, muitos debates serão levantados. É justamente por conta de todas essas indefinições que você deve ficar atento ao tema, que possivelmente pode ser cobrado em provas e concursos.

E aí, qual a sua opinião a respeito dos Black Blocs? Procure ouvir sempre duas opiniões sobre o assunto e forme a sua própria opinião sobre esses temas polêmicos.

No vídeo abaixo, você pode conferir algumas informações adicionais sobre o tema e também apresentar dúvidas e comentários!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados