Colégio Web

O que foi a Batalha do Montijo?

Publicidade

Muitas são as batalhas e guerras que fazem parte da História de algumas das nações mais importantes do mundo, sendo que a maior parte delas forjou muito do que se conhece nos dias de hoje destas nações.

Portanto, neste artigo, dentro das próximas linhas, nós vamos procurar lançar um pouco de luz sobre uma das batalhas mais importantes da História da Espanha, a Batalha do Montijo. Vamos ver mais!

Quando aconteceu?

Batalha Montijo

A Batalha do Montijo se deu, segundo fontes históricas, no dia 26 de maio de 1644, na cidade espanhola de Montijo (daí o seu nome), que está localizada na província de Badajoz.

Esta batalha colocou frente a frente os exércitos de Portugal e de Espanha, numa luta ferrenha que culminou com a morte de aproximadamente 900 portugueses e 3000 espanhóis.

Motivo

As intenções desta incursão portuguesa dentro do território espanhol dividem opiniões, pois alguns acreditam que era apenas para fazer a pilhagem, enquanto que outros enxergam motivações mais profundas.

O fato é que naquele dia, comandadas pelo futuro Conde de Alegrete, Matias de Albuquerque, as forças portuguesas, que contavam com 6 mil homens, partiram para a cidade de Montijo, na Espanha.

À sua espera, estavam as forças espanholas, que eram comandadas Marquês de Torrecusa, e que tinham a vantagem de estarem em seu território, apenas aguardando as forças inimigas.

No entanto, os portugueses, apesar de algumas dificuldades iniciais, acabaram por levar vantagem, e ao final do embate, conseguiram consagrar uma vitória importante contra as forças espanholas, dentro de seu território.

Batalha do Montijo

As baixas

De acordo com os historiadores, as baixas para os dois lados carecem de confirmação exata, portanto, convencionou-se entender que os números de 900 portugueses e de 3000 espanhóis estariam mais próximos da realidade das coisas.

Como consequência da vitória alcançada, Matias de Albuquerque acabou sendo recebido com todas as honras dentro do território português, e teve muitos títulos sendo outorgados em seu nome.

Já olhando para o lado espanhol desta batalha tão importante, é possível enxergar esta derrota como sendo também um grande golpe para a reputação das forças espanholas, que ficaram com sua imagem arranhada frente às demais potências europeias da época.

O golpe também teve peso moral, já que a Espanha ficou abalada pela esmagadora derrota que seu pequeno vizinho de península acabou por lhe impor dentro de seu próprio território, e até hoje, para os portugueses, a Batalha do Montijo é motivo de orgulho.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados