Colégio Web

4 de julho: um dia inesquecível

Publicidade

Muita gente já assistiu algum filme ou seriado estadunidense que tinham como pano de fundo o famoso feriado da Independência dos Estados Unidos, o 4 de julho, com os desfiles de veteranos de guerra, com a famosa queima de fogos e todo o esplendor do patriotismo desse país.

Porém, pouca gente sabe o que essa data realmente significa para esse país grandioso e para o seu povo tão patriótico. Por isso, vamos entender um pouco mais sobre essa data tão emblemática.

O início de tudo

4 de julho

Para quem ainda não sabe, os Estados Unidos tiveram a sua origem em 13 colônias inglesas instaladas na costa leste da América do Norte: Pensilvânia, New York, New Jersey, Delaware, Massachussetts, New Hampshire, Rhode Island, Connecticut, Virgínia, Maryland, Carolina do Norte, Carolina do Sul e Georgia.

No entanto, pesadas taxas de impostos eram cobradas por parte da Inglaterra, o que desagradava cada vez mais um grupo de pensadores e políticos que viviam nessas colônias.

Em 1773, o primeiro grande ato contra a cobrança de impostos inglesa se deu em Boston, quando um grupo de colonizadores se disfarçou de índios e jogou mais de 300 caixas de chá inglês no mar, no evento que ficou conhecido como “Boston Tea Party”.

Isso fez com que os ingleses começassem a endurecer ainda mais as coisas para os colonos, aumentando as tensões, até que a Guerra da Independência dos Estados Unidos tem início em 1775.

Os conflitos nas 13 colônias

4 de julho EUA

Várias revoltas começam a surgir dentro das 13 colônias na América do Norte, e com isso, a intensidade dos conflitos entre colonos e ingleses ganha ares de guerra, culminando na chamada Guerra da Independência dos Estados Unidos.

Com a vitória surpreendente dos colonos frente às forças inglesas, foi escrita uma Declaração de Independência dos Estados Unidos, por uma comissão de 5 membros, liderada pelo genial Thomas Jefferson.

Essa Declaração de Independência dos Estados Unidos foi promulgada em 4 de julho de 1776 na Filadélfia, com a presença de delegados de todos os territórios, dando origem ao feriado mais importante dos Estados Unidos da América.

E com isso, fica muito mais fácil compreender os motivos pelos quais o feriado de 4 de julho é o mais importante dessa grandiosa nação, sendo comemorado à exaustão todos os anos, com paradas, grandes eventos esportivos e muitos fogos de artifício.

Tudo isso é justificado pela ideia de liberdade defendida pela Constituição dos Estados Unidos, e por isso, essa data é tão celebrada pelos estadunidenses.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados