Colégio Web

32 anos da reeleição de Thatcher

Publicidade

No dia 9 de junho de 1983, há 32 anos, a líder do Partido Conservador, Margaret Thatcher, conseguia sua reeleição como Primeira Ministra da Inglaterra.

Eleita pelo parlamento em 1979, Thatcher assumiu o governo da Inglaterra durante uma recessão econômica na Europa, causada principalmente pelas crises do petróleo na década de 1970. Na Inglaterra, o cenário era de arrocho econômico com altos índices de inflação e desemprego.

Thatcher, de orientação política liberal conservadora, reduziu impostos em seu primeiro mandato, o que causou um aumento nas importações – mas logo o setor nacional perdeu a concorrência para os produtos de fora, gerando uma queda na produção industrial inglesa.

Margaret Thatcher

Para reverter esse quadro, a “Dama de Ferro”, como ficou conhecida, adotou uma série de medidas impopulares, como um programa de privatizações e a abolição do salário-mínimo (que só seria reestabelecido em 1999, por Tony Blair). Porém, ainda assim, a inflação dobrou de 10% para 20% entre 1979 e 1980.

Nesse contexto, os índices de aprovação de Thatcher eram baixíssimos (apenas 25% da população simpatizava com seu governo), mas sua intervenção direta durante um conflito internacional mudaria sua imagem dentro de seu país.

Em 1982, as Ilhas Malvinas, ocupadas pela Inglaterra em 1833, foram reclamadas pela Argentina, que se considerava herdeira do território, antes pertencente à Espanha, sua antiga colonizadora.

Porém, a Inglaterra, sem querer abrir mão das ilhas, derrotou o exército argentino sob o comando de Thatcher, matando 649 combatentes sul-americanos e perdendo 255.

Essa vitória fez com que a Dama de Ferro recuperasse a popularidade e, no ano seguinte, mesmo com o desemprego e a inflação em alta, Thatcher foi reeleita como a Primeira Ministra mais bem votada desde Stanley Baldwin em 1935.

32 anos Thatcher

Terceiro mandato e saída da política

Nos anos seguintes, Margaret Thatcher manteve as medidas neoliberais na economia, diminuindo a intervenção do estado e privatizando diversos setores, além de reprimir vários movimentos sindicais.

Em 1987 foi reeleita Primeira Ministra, mas com uma margem de votos bem menor. Durante seu terceiro mandato teve vários projetos recusados pelo parlamento e viu sua imagem se desgastar perante o povo e o próprio partido. Em 1990, renunciou, deixando em seu lugar John Major.

Morta em 8 de abril de 2013 por um derrame cerebral, Thatcher foi umas das precursoras do neoliberalismo que guiou os países capitalistas após a Guerra Fria, mas seu governo ficou marcado pelas medidas impopulares que dividiram o país e favoreceram as classes altas.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados