Colégio Web

Guerras Médicas

Publicidade

Na idade antiga havia grandes conflitos, mas para o mundo ocidental consideram os mais importantes as guerras entre gregos e persas. Ela iniciou-se em 490 a.C. e duram até 448 a.C na disputa das Terras da Ásia menor, onde hoje se localiza a Turquia. 

Dário, o rei dos persas, ordenou para todas as colônias gregas da região que deveriam pagar tributos a Pérsia, provocando revolta das colônias contra o poder do rei. Devido a isso começou as lutas entre Ocidente(gregos) e Oriente(persas). 

Na sua primeira tentativa, Dário vai à planície Maratona com 60 mil soldados e começa uma grande luta contra 12 mil gregos que eram comandados por Milcíades. Mesmo com a grande diferença no número de soldados os atenienses venceram a batalha.
Após dez anos da derrota, os persas deram o contra-ataque, mas dessa vez eles tinham uma frota maior com muitos batalhões que avançavam o Norte da Grécia, destruindo tudo pela frente, mas não passaram do litoral, pois não tinham muitos alimentos e armas. 

Em Termópilas o grande exército de Xerxes encontra trezentos espartanos e mil acadianos(inimigos), que além do grande número, perderam muito. A única maneira que eles tinham para continuar avançando foi uma passagem secreta que os guiavam para o flanco helênico. 

Termópilas venceu e nada poderia impedir as forças de Xerxes, até que os gregos esmagam a tropa persa em uma batalha estratégica, com seus soldados e suprimentos acabados o império persa entregou-se.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados