Colégio Web

Guerra Tokhtamysh


A horda do ouro
Tokhtamysh desejava territórios na Pérsia, antigo território do Ilkhanato. Tal área também era visada por Tamerlão. No ano de 1385 Tokhtamysh fez um reide contra o Azerbaijão. A guerra se tornou necessária. Entre os anos de 1389 e 1391 os dois lados entraram em guerra. 

Publicidade

Tokhtamysh teve algumas vitórias de princípio, mas logo é derrotado e no ano de 1393 recupera sua posição, armando um novo ataque contra a província de Shirvan, então sob domínio timúrida.
 
Tamerlão responde as ofenças de Tokhtamysh, reconquistando  a área. Em seguida faz uma expedição militar contra os territórios da Horda de Ouro, chegando próximo as áreas de Moscou. No dia 15 de abril de 1395 ocorre a batalha do rio Terek, ondeTamerlão sai com a vitória e como resultado Tokhtamysh é colocado no trono da Horda de Ouro. 

Depois da volta de Tamerlão à Pérsia, ele é reinstaurado com khan Kipchak e entre setembro de 1396 a outubro de 1397 realiza guerras contra as colônias genovesas da Criméia. 

Mas em 1398 sua supremacia é comentada por vários deles, dentre eles Temür Qutlügh, filho de Timur-malik, que o derrota e assume o trono da Horda de Ouro. Então Tokhtamysh pede ajuda ao duque lituano Vytautas, que novamente perde na batalha do rio Vorskla, no ano de 1399.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados